Há tempos falou-se de uma linha contínua vermelha que se encontra desenhada num troço da A-355, localizada na Andaluzia, em Espanha, que tem como função assinalar a proibição de ultrapassar, mas de uma forma bem mais chamativa do que o duplo traço contínuo. Agora fala-se de uma linha contínua verde, que não surge no meio da via, mas sim à esquerda das linhas brancas que habitualmente vemos nas estradas.
Se apenas circula nas estradas portuguesas, então ainda não se deparou com esta linha verde, que se encontra em fase de testes no país vizinho. Esta surge à esquerda da linha branca que separa a via da berma. De acordo com o Executive Digest, o objetivo passa por proporcionar uma identificação antecipada da configuração da estrada, ajudar os condutores a evitar situações de risco e melhorar a compreensão do ambiente.
Apesar de a linha verde ter sido já desenhada em zonas interurbanas de vários países europeus, poderá deparar-se também com ela numa estrada entre Palência e Guardo, na comunidade autónoma de Castela e Leão, em Espanha. A linha verde ajuda, assim, os condutores a localizarem melhor onde estão os limites da via em que circulam.
O alargamento desta linha verde a mais estradas está agora dependente da eficácia dos testes que estão a ser realizados. Segundo a Direção-Geral de Trânsito de Espanha, a implementação desta linha visa não só reduzir o número de acidentes, mas também promover uma cultura de condução mais responsável e comprometida com a segurança rodoviária.
Leia também: Parque de Campismo Municipal de Faro tem nova oferta de tendas glamping