O Imposto Único de Circulação (IUC) foi um dos temas mais debatidos durante a discussão do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), resultando numa petição assinada por mais de 400 mil portugueses e numa manifestação nacional. Se tem carro com matrícula de dezembro, saiba que pode pagar o IUC até ao dia 3 de janeiro, de acordo com informações avançadas pela Autoridade Tributária (AT).
No essencial, as coisas permanecem praticamente iguais a 2023, sendo a principal diferença o aumento geral do IUC à taxa de inflação de 2,9%. Contudo, ao fazer os cálculos, verifica-se que os veículos a gasóleo terão um aumento percentual mais baixo, de 2,5%.
“O IUC dos carros com matrícula de dezembro pode ser pago até ao dia 3 de janeiro. Não deixe passar o prazo, veja como emitir o documento de pagamento do IUC”, revela a AT, numa publicação partilhada na rede social Facebook.
De acordo com o Fisco, “o IUC é de periodicidade anual. Vence-se na data da matrícula e respetivos aniversários, devendo ser pago até ao termo do mês do aniversário da matrícula, e no ano civil, relativamente aos veículos das categorias F e G, independentemente do uso ou fruição, e é exigível até ao cancelamento da matrícula em virtude de abate efetuado nos termos da lei”.
Para pagar o IUC pode fazê-lo no multibanco através da referência que está disponível exclusivamente no Portal das Finanças. Se não tiver acesso online, dirija-se a um Serviço de Finanças com os documentos de identificação pessoal e do seu veículo.
Leia também: Quem terminou ensino superior antes de 2023 terá prémio salarial. Veja o valor em causa