Os primeiros radares de inclinação já foram implementados, uma inovação destinada a coibir práticas perigosas de condução, como inclinação excessiva em curvas. Este novo mecanismo, em estreia no Taiwan, como nos conta a Moto+, mede o ângulo de inclinação das motociclos e multa quando os parâmetros de segurança não são cumpridos.
Ao contrário dos radares tradicionais que controlam a velocidade, os radares de inclinação focam-se na maneira como as motas transitam em curvas.
O recurso torna-se particularmente relevante ao considerar o comportamento imprudente de alguns motociclistas que adotam posturas arriscadas nas estradas, colocando em perigo a própria segurança e a dos outros utilizadores da estrada.
O funcionamento dos radares de inclinação é direto. Quando um motociclo passa pelo radar, o sistema captura o grau de inclinação em relação à vertical. Se esse ângulo exceder os 30 graus, o radar tira uma fotografia desse momento. Posteriormente, a imagem é analisada para verificar a inclinação real, e se verificada a violação da regra, é emitida uma multa.
Além de controlar a inclinação, as câmeras também podem registrar outras manobras perigosas, como soltar as mãos do guiador, fazer “cavalinhos”, esticar a perna ou estender a mão para tocar o joelho. Estas medidas têm como objetivo principal aprimorar a segurança nas estradas, especialmente em locais propensos a acidentes.
Embora tenha havido resistência por parte de alguns membros da comunidade motociclista em Taiwan, o governo local persiste na implementação dessa medida devido à alta incidência de acidentes em determinadas estradas do país. O debate sobre o equilíbrio entre segurança e liberdade nas estradas está em destaque com esta inovação, que pode servir de exemplo para outras regiões do mundo.
Leia também: Descubra o botão no carro que muitos ignoram que permite poupar 10% de combustível