Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Vista aérea de portagens. Crédito: Freepik
Vista aérea de portagens. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Conheça o hábito muito comum dos portugueses nas portagens que pode custar até 1.250€ e na perda de (vários) pontos na carta de condução

Muitos condutores não imaginam que pequenos gestos ao volante, até nas portagens, podem ser considerados perigosos pelo Código da Estrada

16:40 6 Maio, 2025 17:02 6 Maio, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há um hábito comum entre condutores que, embora pareça inofensivo, pode resultar numa infração grave. A prática, muitas vezes repetida em portagens ou em momentos breves de paragem, é encarada como um gesto rápido e prático, mas não escapa ao olhar atento das autoridades. As consequências são reais: podem surgir coimas pesadas, redução de pontos na carta de condução e, em casos mais graves, sanções adicionais.

Aproximar-se de uma portagem e pegar no telemóvel para pagar tornou-se um hábito frequente entre muitos condutores. A conveniência do gesto esconde, no entanto, um risco muitas vezes subestimado.

Muitos acreditam que usar o telemóvel com o carro imobilizado evita problemas. No entanto, de acordo com a legislação, esta convicção pode sair bastante cara.

Código da Estrada é claro quanto ao uso do telemóvel

Segundo o Automóvel Club de Portugal, a lei portuguesa estipula que a utilização de dispositivos móveis enquanto se está ao volante, mesmo com o carro parado, pode ser motivo de contraordenação.

Parar na berma para atender uma chamada, se não se estiver a usar um auricular, é motivo suficiente para ser autuado pelas autoridades.

Estacionado não significa imune à infração

Mesmo parado numa zona de estacionamento, se o veículo estiver a obstruir a circulação ou o passeio, o condutor pode ser multado por uso indevido do telemóvel.

Alguns agentes da autoridade interpretam que a condução tem início assim que o motor é ligado e termina apenas quando o condutor sai do veículo.

Segurança deve ser a prioridade em qualquer situação

Independentemente do local onde o carro está imobilizado, o mais importante é garantir que o uso do telemóvel não coloca ninguém em risco.

Recomendamos: Os pneus novos devem ir à frente ou atrás? Especialistas revelam qual a opção (bem) mais segura

Coimas podem ser bastante elevadas

Segundo o artigo 84º. do Código da Estrada, o uso do telemóvel durante a condução é uma infração grave que pode resultar em coimas entre 250 e 1.250 euros, perda de três pontos na carta de condução e até inibição de conduzir por um período determinado.

Para além das sanções administrativas, os condutores arriscam ainda ser responsabilizados civil e criminalmente por eventuais danos materiais ou corporais provocados pela distração ao volante.

Campanhas de sensibilização não têm parado

Entidades como a ANSR, GNR e PSP continuam a promover ações de sensibilização para alertar os condutores sobre os perigos do uso do telemóvel ao volante.

Apesar das campanhas e das multas aplicadas, muitos automobilistas continuam a ignorar os riscos, sobretudo em situações de paragem temporária.

Prática comum nas portagens é considerada infração

Uma situação frequente envolve o uso do telemóvel para pagar portagens manualmente, o que é proibido por lei mesmo com o carro parado.

O Código da Estrada proíbe ainda expressamente o uso de telemóveis enquanto se espera num semáforo ou num engarrafamento, independentemente de o veículo estar em movimento.

Proibição estende-se a serviços de fast food

Situações como take-away em restaurantes de comida rápida também estão abrangidas pelas proibições, mesmo que o carro esteja parado na fila.

Meios alternativos para pagar em segurança

A forma mais segura e legal de pagar portagens ou fazer outros pagamentos em viagem é recorrer a dispositivos de telepeagem, cartões ou dinheiro em mão.

Leia também: Nem salmão nem atum: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e que dará saúde aos ossos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve

Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias

07:00 16 Julho, 2026 06:41 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas principais vias de acesso ao Algarve e ao recinto da Concentração de Motos

Mundo Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Algarve Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Ensino Opinião Política

A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos

10:18 14 Julho, 2026 10:20 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos num tempo em que os bugalhos passaram a explicar aos alhos como funciona o mundo"

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve

Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias

07:00 16 Julho, 2026 06:41 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR reforça patrulhamento e fiscalização nas principais vias de acesso ao Algarve e ao recinto da Concentração de Motos

Mundo, Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Algarve, Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Ensino, Opinião, Política

A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos

10:18 14 Julho, 2026 10:20 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos num tempo em que os bugalhos passaram a explicar aos alhos como funciona o mundo"

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Últimas Notícias

  • Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias
    Concentração de Motos de Faro leva GNR a reforçar patrulhamento nas principais vias
  • Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
    Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal