Depois de vários estudos e de uma equação complicada e só à altura dos crânios, chega-se a um resultado bastante simples: nenhuma via dá tanto prazer de condução como esta, presente no Norte de Portugal. Um estudo que foi concebido “não só para encontrar a melhor estrada para conduzir mas também de forma a identificar as componentes que constituem uma estrada perfeita”, concluiu que a EN222 é a melhor estrada do mundo para conduzir.
A Estrada Nacional 222, como é conhecida, consiste num longo percurso que permite ligar Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa. Ao longo desta via nortenha, podemos viver uma experiência maravilhosa. É um autêntico tesouro, capaz de deixar rendidos todos os que por lá passam, quer condutores habituais, quer turistas. Ao longo do percurso, destaca-se uma paisagem exuberante, existindo ainda vários locais dignosde visita.
Após variados cálculos, concluíram os especialistas que o traçado da Estrada Nacional 222, entre a Régua e o Pinhão – um percurso de 27 quilómetros ao longo da margem esquerda do Douro – é o que mais se aproxima do modelo ideal para conduzir. Um estudo, impulsionado empresa Avis rent-a-car, criou o Avis Driving Ratio (ADR), um índice de condução, que foi concebido “não só para encontrar a melhor estrada para conduzir mas também de forma a identificar as componentes que constituem uma estrada perfeita”, explica Mark Hadley, responsável pelo mesmo, em conjunto com designers de pistas de Fórmula 1 (F1), de carros de alta cilindrada e de trajetos radicais.
Tendo em conta quatro fases-chave na condução – curvas, aceleração, retas e travagem -, e, partindo do princípio que a condução depende do equilíbrio entre estas etapas para melhor usufruir da paisagem envolvente, foi estabelecido que o ADR (o tal rácio de condução) perfeito era de 10:1, ou seja, dez segundos em linha reta para cada segundo gasto numa curva. E é aqui, precisamente, que o traçado entre o Peso da Régua e o Pinhão se destaca, com um índice de 11:1, fazendo deste pedaço de estrada, de todos os estudados, aquele que mais se aproxima do modelo de condução ideal, como relata a Visão.
A estrada «Big Sur», na Califórnia, arrecadou o segundo lugar e a A535, no Reino Unido, ficou em terceiro, num total de 25 troços avaliados.
A Estrada Nacional 222 integra a Rede Nacional de Estradas. Ao longo de 226,3 quilómetros, o percurso estende-se pelo norte do país. É em Mafamude, no centro da cidade de Vila Nova de Gaia, que a EN222 começa. No concelho de Vila Nova de Foz Côa, está o final do percurso, mais precisamente em Almendra.
Leia também: Conheça o tinto alentejano que custa menos de 2€ e vende meio milhão por ano