Muitas vezes, as avarias nos nossos veículos são causadas por fatores externos a nós, como a durabilidade dos componentes, a forma como foram montados, etc. Porém, noutros casos, as avarias nalguns sistemas são provocadas pelo mau uso dos condutores. Neste artigo, vamos falar-lhe sobre o aviso de um mecânico acerca de uma prática comum que pode levar a um arranjo bastante despendioso.
O cuidado com a embraiagem
A forma como conduz pode ter um impacto direto no estado da embraiagem do seu carro — uma das peças mais dispendiosas de substituir. Certos hábitos comuns ao volante podem acelerar o desgaste deste componente e, em casos mais graves, levar à sua avaria completa, deixando o veículo imobilizado.
O que diz este mecânico?
Craig, técnico da Walsall Wood Tyre and Servicing, partilhou na plataforma TikTok os sinais de que a embraiagem pode estar prestes a falhar, bem como os erros mais frequentes que contribuem para isso. “Falha na embraiagem: qual é a causa mais comum? Goste ou não, é a área macia e elástica atrás do volante”, ironizou o mecânico, referindo-se, claro, ao condutor.
A durabilidade da embraiagem
A durabilidade da embraiagem depende essencialmente da forma como é utilizada. “A sua vida útil está relacionada com o material de atrito e o estado do disco”, explicou Craig. Um dos maus hábitos mais comuns é manter o pé pousado no pedal da embraiagem enquanto se espera num semáforo, ou recorrer excessivamente ao travão para reduzir a velocidade, como refere a Executive Digest.
Custos de reparação caros
Estas ações provocam um atrito desnecessário no sistema, o que leva ao desgaste prematuro do disco da embraiagem. Se este deixar de funcionar, o motor continua a trabalhar, mas as rodas deixam de reagir e o carro perde tração. Para além do incómodo da avaria, o custo de reparação pode facilmente ultrapassar os mil euros, dependendo da marca e do modelo da viatura.
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Mas como perceber que a embraiagem está prestes a ceder?
Entre os sinais mais evidentes, destaca-se a dificuldade em mudar de velocidade, a sensação de o carro escorregar em subidas, ou o motor a trabalhar mais do que o habitual sem que haja aceleração proporcional. São sinais claros de que algo não está bem.
Outro problema importante
Craig alerta ainda para outro indicador importante: “A presença de fluido de travão sob a caixa de velocidades é um mau presságio.” Este tipo de fuga costuma estar ligado a uma falha no cilindro escravo hidráulico, um componente fundamental no sistema de embraiagem moderno.
Reparação complexa (e despendiosa)
Quando este problema surge, a reparação exige a desmontagem da caixa de velocidades, o que representa uma intervenção complexa e com custos elevados.
Conselho do mecânico
No mesmo vídeo, Craig deixa um conselho simples, mas valioso: “As pastilhas de travão são muito mais baratas do que substituir uma caixa de velocidades.” Embora o travão do motor possa parecer eficaz para abrandar o carro, o uso excessivo pode prejudicar seriamente a embraiagem.
Condução responsável
Manter uma condução suave e atenta é, por isso, a melhor forma de garantir que a embraiagem dura mais tempo, e que pode evitar gastos inesperados na oficina.
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