O Zoomarine voltou a enviar uma contribuição financeira para ajudar os Zoos da Ucrânia.
“Face ao que é a missão e a filosofia das nossas entidades, e, depois de um donativo inicial de 7.500 euros (via EAAM – European Association for Aquatic Mammals), o Zoomarine faz um segundo donativo de 2.500 euros (via EAZA – European Association of Zoos and Aquariums), afirma Élio Vicente, biólogo marinho, diretor da área de conservação do Zoomarine. Assim, já foi doado um total de 10.000 euros, em prol da defesa dos espécimes zoológicos. Afinal ainda não foi possível apoiar ou resgatar dos territórios atingidos pela guerra na Ucrânia.
“O verão ainda agora começou, mas estamos confiantes que, até ao final da temporada, outras ajudas comunitárias poderão ser enviadas. Até lá, convidamos todos os que podem e querem ajudar, a fazer um donativo (por mais “pequeno” que possa parecer) para esta tão urgente e delicada causa”, acrescenta Élio Vicente.
“Infelizmente, por agora, não nos é possível acolher os espécimes que sofrem – mas a dor, a angústia e os desafios dos nossos parceiros Ucranianos (humanos e não-humanos) não ficam esquecidos. E embora a nossa reiterada ajuda não possa resolver o conflito, pelo menos ajudará a minorar algum do sofrimento de muitos inocentes. Porque a Humanidade não termina quando terminam os noticiários, e porque as necessidades dos inocentes não podem ser esquecidas apenas porque começa o verão e se iniciam as férias”. conclui.