A cinco dias do final do ano, e da aguardada noite de Réveillon, os meteorologistas da LusoMeteo alertam para as incertezas nas previsões, ainda que exista um elevado grau de confiança para esperar tempo seco e calmo na maioria do território nacional. De acordo com os especialistas, a noite da passagem de ano deverá ser marcada por “céu pouco nublado, no geral, com persistência de nevoeiros em alguns locais do Interior Norte”, fenómeno que tem sido recorrente. No Algarve, prevê-se mais vento de leste, “com rajadas”, enquanto no restante território o vento deverá ser fraco. A noite será fria, com temperaturas amenas durante o dia, mas ligeiramente mais frescas do que no Natal, avança a Executive Digest.
Para o primeiro dia de 2025, a previsão aponta para “poucas nuvens, inicialmente, mas com neblinas e nevoeiros em algumas áreas”. Existe, no entanto, uma “probabilidade moderada a elevada de aumento de nebulosidade ao longo do dia, de Norte para Sul”, acompanhada por uma “possibilidade crescente de precipitação, sobretudo à tarde”. Apesar disso, não é esperado que chova na madrugada da passagem de ano. Segundo os especialistas, “é pouco provável que haja precipitação na madrugada, podendo começar a surgir pela manhã mais a Norte (probabilidade moderada, entre 30 e 40%) e com maior probabilidade para o final da tarde e noite”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) reforça estas previsões, indicando que os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro serão caracterizados por céu nublado, vento fraco, baixa probabilidade de chuva e noites frias. No Porto, por exemplo, a noite de passagem de ano será fria, com temperaturas entre os 5 e os 15 graus, e o início de 2025 trará um céu parcialmente nublado e 37% de probabilidade de precipitação.
Lisboa terá um cenário semelhante, despedindo-se de 2024 com poucas nuvens e iniciando o novo ano com céu parcialmente nublado. As temperaturas na capital deverão variar entre os 5 e os 15 graus, com uma probabilidade de chuva próxima dos 20%.
Previsão das temperaturas por capitais de distrito
Para a noite de Réveillon, os termómetros nas principais capitais de distrito de Portugal deverão registar as seguintes variações:
- Lisboa: entre 5 e 15 graus
- Porto: entre 4 e 15 graus
- Viana do Castelo: entre 3 e 15 graus
- Braga: entre 0 e 15 graus
- Bragança: entre -2 e 9 graus
- Vila Real: entre -2 e 7 graus
- Aveiro: entre 4 e 15 graus
- Viseu: entre -1 e 12 graus
- Coimbra: entre 1 e 15 graus
- Guarda: entre -2 e 9 graus
- Castelo Branco: entre 1 e 13 graus
- Leiria: entre 3 e 16 graus
- Portalegre: entre 1 e 13 graus
- Santarém: entre 3 e 16 graus
- Setúbal: entre 3 e 17 graus
- Évora: entre 1 e 15 graus
- Beja: entre 3 e 15 graus
- Faro: entre 9 e 16 graus
- Ponta Delgada: entre 16 e 19 graus
- Funchal: entre 14 e 20 graus
Apesar do frio, é esperado um ambiente tranquilo para festejar a noite de Réveillon e a consequente chegada de 2025 na maioria do território. No entanto, mantenha-se atento às atualizações meteorológicas para possíveis alterações.
Leia também: O azeite vai estar a metade do preço nestes supermercados. Saiba quanto vai custar a garrafa