A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, acaba de informar que a criança que estava desaparecida em Peniche foi encontrada morta, tendo sido detidos dois suspeitos: o pai e a madrasta.
“Para o desenvolvimento da investigação foi essencial a estreita articulação com a Guarda Nacional Republicana e com a Proteção Civil Distrital, tendo sido localizado o corpo da vítima já sem vida”, informou a Polícia Judiciária (PJ) de Leiria, em comunicado.
A PJ adiantou, ainda, que deteve duas pessoas suspeitas no envolvimento na morte da criança. O corpo terá sido encontrado não próximo da casa do pai, mas numa zona de floresta, na Freguesia de Serra D’El Rei.
Terá sido o pai a confessar o crime e a indicar o local onde se encontrava o corpo.
Segundo foi possível apurar, o pai é suspeito de asfixiar e enterrar a filha com a ajuda da atual mulher.
Durante as investigações, o pai manteve-se sempre calmo, com várias idas ao café durante as buscas.
A menina de 9 anos foi morta na manhã de quinta-feira e o corpo foi encontrado este domingo a a cerca de 5 quilómetros da casa de onde teria desaparecido, em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche.
O presidente da Junta, Afonso Clara, deu conta aos jornalistas de que o corpo foi encontrado num “eucaliptal” noutra freguesia e que a descoberta “não foi surpresa de todo”, mas que “tinha espetativa de que o filme acabasse bem”. “Infelizmente acabou mal”, lamentou.
O Departamento de Investigação Criminal de Leiria marcou uma conferência de imprensa para as 16:00, onde serão prestados mais esclarecimentos sobre o caso.
A menina de nove anos desapareceu, no concelho de Peniche, na manhã de quinta-feira.
As buscas foram feitas pelo Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana na freguesia de Atouguia da Baleia, onde reside a família da menina.
A PJ estava a investigar o caso e, segundo fonte daquela força policial, já em 2019 a criança tinha desaparecido de uma outra casa onde a família residia no concelho, tendo sido depois encontrada pelas forças policiais.
RELACIONADO:
Pai e madrasta da criança morte de 9 anos são ouvidos em tribunal na terça-feira
Pai fala da morte de Valentina como um acidente e iliba madrasta da criança
Mãe de Valentina manifesta-se sobre a perda da filha
Corpo da menina de Peniche encontrado tapado por arbustos
Pai e madrasta são os suspeitos detidos pela morte da criança de Peniche
Desaparecimento de Valentina: Popular encontra roupa de criança em terreno de difícil acesso