São Brás de Alportel apresenta hoje um risco máximo de incêndio e outros 15 concelhos de cinco distritos estão em risco muito elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta (Bragança), Abrantes, Sardoal, Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Gavião (Portalegre) Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, Tavira, Castro Marim e Alcoutim (Faro).
O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Leiria, Santarém, Castelo, Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco elevado.
Para os próximos dias está previsto um agravamento do risco de incêndio, segundo a estimativa do IPMA.
Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até final da manhã e no interior Norte e Centro durante a tarde.
Está também previsto vento fraco a moderado de nor-noroeste, soprando por vezes forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Raso, durante a tarde, e nas terras altas.
A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro e pequena subida da temperatura máxima no interior.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Faro) e as máximas entre os 20 (no Porto, Guarda, e Viana do Castelo) e os 30 (em Faro).
RELACIONADO:
Incêndios em Barão de São João e no concelho de Olhão está em resolução
Incêndio em São Sebastião no concelho de Loulé está em resolução
Rápida intervenção controlou 2 incêndios esta tarde: em Quelfes e no concelho de Faro
Incêndios nos concelhos de Aljezur e Castro Marim requereram meios aéreos
Incêndio no Monte Alto, freguesia de Odiáxere do concelho de Lagos está controlado
Incêndio no concelho de Portimão está controlado
Algarve tem seis concelhos em risco máximo de incêndio
Incêndio à noite em Santa Bárbara de Nexe no concelho de Faro está controlado
Incêndio no Vale da Bordeira em Lagos já está controlado
Incêndios em Tavira e Lagoa requereram meios aéreos