Portugal e Espanha encontram-se lado a lado no mapa mundo e os dois países juntos formam a chamada Península Ibérica. Ainda assim, o facto de estarem tão próximos um do outro não quer dizer que as regras de um sejam as regras do outro. É que existem várias coisas que pode fazer em Portugal, mas em Espanha não. Tanto na estrada, como na praia, há detalhes que deve ter em atenção para não ser multado.
Enquanto em Portugal pode circular de carro dentro de uma localidade até 50 km/h, se estiver de passagem pelo país de “nuestros hermanos”, saiba que só pode circular a uma velocidade máxima de 30 km/h. Assim sendo, caso esteja em Espanha, lembre-se de que pode ser alvo de uma multa ao estar a cumprir a regra definida pelo Código da Estrada português.
O Código da Estrada de Portugal também não faz qualquer referência ao pneu sobressalente e o que se sabe é que em Espanha todos os veículos têm de ter o pneu suplente, para além de ser preciso ter consigo as ferramentas necessárias em caso de substituição.
De qualquer forma, se o seu veículo vier de fábrica sem o pneu suplente, não é obrigatório circular acompanhado deste, mesmo que esteja em território espanhol. Ainda assim, o kit de reparação tem de estar sempre dentro do veículo, tal como avança o Ekonomista.
Fora das estradas também existem regras em Espanha que em Portugal não tem de cumprir. Por exemplo, enquanto nas praias em território nacional, sobretudo nas mais ventosas, irá encontrar vários para-ventos, no país vizinho estes são estritamente proibidos. A regra entrou em vigor no ano de 2021 e no último verão, a praia de Samil, em Vigo, encheu-se de para-ventos e os polícias tiveram de informar da proibição pessoalmente, após vários avisos, sem sucesso, por megafones.
Ao levar para-vento para uma praia espanhola, irá arriscar-se a uma multa que pode ir desde os 750 até aos 1.500 euros.
Leia também: Conheça as pensões que não estarão abrangidas pelo aumento extraordinário de 1,25% em 2025