Esta terça-feira, o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) emitiu um alerta sobre um esquema fraudulento que está a circular nas redes sociais e através de SMS, que tem como objetivo a obtenção fraudulenta da carta de condução em troca de dinheiro, como conta o Notícias ao Minuto.
O IMT alerta que não realiza comunicações de pagamento através destes meios e adverte o público a não efetuar qualquer pagamento solicitado. A instituição destaca que, perante situações semelhantes, as denúncias são encaminhadas para as autoridades de investigação, tendo em vista o apurar de responsabilidades criminais.
“O IMT não efetua a comunicação do pagamento de qualquer um dos seus serviços através destes meios, pelo que não deve proceder, em momento algum, ao pagamento solicitado”, começa por informar o Instituto de Mobilidade e dos Transportes numa nota publicada no seu site oficial, como nos conta a fonte acima citada.
A nota do IMT reforça a ilegalidade destas práticas, salientando que o pagamento de valores para a obtenção de uma carta de condução falsa, assim como a própria emissão destes documentos, são crimes puníveis por lei. O instituto encoraja a população a reportar quaisquer mensagens suspeitas que indiciem esquemas fraudulentos para as autoridades de investigação criminal.
“Sempre que estas situações são detetadas, são comunicadas às autoridades de investigação para apuramento de responsabilidade criminal. Quando detetar ou se deparar com mensagens suspeitas que indiciam um esquema fraudulento para a obtenção da carta de condução, deve comunicar às autoridades de investigação criminal. Reforçamos que o pagamento de quaisquer valores para obtenção de carta de condução falsa, bem como a emissão destas cartas, são crimes puníveis por lei”, conclui o IMT.
A iniciativa do IMT visa proteger os cidadãos de práticas enganosas que podem comprometer a sua segurança e integridade legal. Este alerta serve como lembrete para que todos permaneçam vigilantes perante tentativas de fraude e cooperem com as autoridades para combater atividades ilícitas no domínio da obtenção de documentos de condução.
Leia também: Descubra quais são os veículos que pode conduzir com a carta de condução comum