A Queda do Vigário fica na freguesia de Alte mas já é conhecida em vários locais. O espaço tem água da ribeira de Alte, que nasce na Quinta do Freixo e junta-se com a ribeira de Algibre, perto de Paderne, formando a ribeira de Quarteira.
O prestigiado local algarvio continua a ser destaque de vários sites e blogues de viagens e foi apontado pelo NIT como “um dos espaços mais incríveis do sul do país” e “a avaliar pela afluência recente de alguns dos mais respeitados e influentes bloggers de viagens portugueses”, um dos locais a conhecer em 2020.
Portugal está ainda a passar pela pandemia, mas com cuidado e segurança, as férias podem (e devem acontecer). A cascata de 24 metros é um dos locais que deve ter na sua lista.
Em sites como o Tripadvisor, o local tem 3,5 estrelas, perante 86 avaliações. As críticas apontam para acessos degradados, abandono e secas. Ainda assim, o site Guia da Cidade aponta a Queda do Vigário como um “espaço [que] sofreu remodelações recentes, tornando-o ainda mais aprazível e propicio a momentos de lazer”.
Em 2019, noticiava-se um protesto de moradores locais contra o desvio da água da ribeira local que alimenta a cascata do Vigário, por parte de uma exploração de citrinos. Foi depois garantido que a água iria continuar a chegar à Queda do Vigário.
Tal como diz o NIT, “antes que o resto do mundo descubra, já sabe: quando estiver no Algarve, só tem de passar por Alte, Loulé, para conhecer um tesouro escondido”.
E AINDA:
Afinal, Loulé já tem 100 casos covid-19 confirmados. Portugal com mais 192 infetados e 6 mortos
Subida drástica de novos casos no Algarve. Portugal com mais 342 infetados e 5 mortos
Cadeias Hoteleiras do Algarve oferecem férias aos profissionais de saúde
Marcha contra o racismo enche ruas de Lisboa. DGS lamenta e apela ao distanciamento