A afirmação é do Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC). O ultimo balanço mostra que Portugal, nos últimos 14 dias, foi o sexto país da Europa com mais casos per capita de covid-19.
A incidência dos últimos 14 dias é uma medida que dá uma estimativa dos casos ativos no total da população de um país e referem-se ao período de 25 de março a 7 de abril.
O país com mais casos por 100 mil habitantes é o Luxemburgo, com 323,8. Em segundo plano aparece a Islândia (275,5), a Espanha (218,2), a Bélgica (149,5) e a Itália (113,6).
Portugal surge com o valor de 94,1. Atrás do país “à beira mar plantado”, vem a Irlanda (87,3), a Alemanha (84,4), a Holanda (81,6), a França (81,4) e o Reino Unido (67,6).
Com menos casos que Portugal surgem 26 países europeus. A Bulgária, Eslováquia, Grécia, Hungria ou Polónia tem ainda poucos casos ou estão no inicio da doença.
A comparação entre países na taxa de incidência da covid-19 é muito complexa, realça o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, porque há países onde os casos se concentram sobretudo em algumas regiões e não por todo o país; bem como porque há diferentes políticas de realização de testes e contabilização de doentes.
Os próximos dias serão importantes para Portugal. Ricardo Mexia sublinha a evolução positivo no número de novos casos pode colocar o país numa posição diferente neste gráfico do ECDC.