Portugal é o país da Europa do Sul com melhores índices democráticos, de acordo com o ranking do V-Dem, que tem a maior base de dados mundial sobre democracias.
O referido estudo, aponta o “país das quinas” como a sétima melhor democracia do mundo. À nossa frente, fica apenas a Dinamarca, Estónia, Suécia, Suíça, Noruega e Bélgica.
Segundo a noticia do Público, Portugal subiu nos últimos três anos, três lugares neste ranking. Deste modo, é o país da Europa do Sul com melhores índices democráticos. Quanto à situação do novo coronavírus, é também aquele onde os níveis de infeção e mortes têm sido mais baixos.
Tiago Fernandes, coordenador do relatório V-Dem para Portugal e Europa do Sul, diz que “o estado de emergência aqui tem sido consensualizado entre Presidente da República, Governo e partidos, mas também com a sociedade civil”. Reforça que existe um esforço coletivo.
É de notar que durante a pandemia de covid-19, Portugal foi o único país europeu que procedeu à regularização extraordinária dos imigrantes para lhes garantir igualdade de acesso à proteção social.