A confirmação da construção da nova ponte para a Praia de Faro foi dada pelo responsável da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa aos deputados António Eusébio e Luís Graça em reunião que mantiveram com José Pacheco.
Os dois parlamentares eleitos pelas listas do PS/Algarve dão assim nota da confirmação por parte da Sociedade Polis da obra que já tinha sido assegurada pelo ministro da tutela numa reunião em Setembro do ano passado em que estiveram presentes o ministro do Ambiente e os autarcas das Câmaras abrangidas pelo Programa Polis Litoral Ria Formosa, Loulé, Faro, Olhão e Tavira.
Nesta reunião do final do ano passado a afectação definitiva do resto das verbas existentes nos cofres da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa foi feita de forma a garantir a conclusão dos projectos em atraso no âmbito das obras programadas e as autarquias garantiram ao Governo a sua parte de financiamento adicional aos projectos nos casos em que este não pôde ser garantido na totalidade pelo capital social da sociedade, nem por fundos do Estado.
Segundo os deputados socialistas “o Ministério do Ambiente tem agora todo o processo concluído e as verbas necessárias para o lançamento da nova ponte que será viabilizada na próxima assembleia geral da Polis Litoral Ria Formosa que terá lugar no próximo mês de Abril”.
Ponte da Praia de Faro vai custar 2,8 milhões de euros e conta com financiamento da Câmara, do Estado e da Sociedade Polis
No caso da ponte para a Praia de Faro a verdade é que entre a passagem do Governo PSD / CDS-PP para o Governo liderado por António Costa, a candidatura desta estrutura a fundos europeus caiu por terra e se perderam assim verbas europeias irrecuperáveis para executar a obra.
Inicialmente com uma previsão de custos de 2,4 milhões de euros, a ponte vai custar agora – sabe o POSTAL – 2,8 milhões de euros, o que leva a que sofram alterações as comparticipações da várias entidades envolvidas.
A obra será custeada em 50% pela Câmara de Faro, 30% já entregues à data da constituição do capital social da Sociedade Polis de que a autarquia é accionista e mais 20% adicionais que a Câmara terá agora de pagar “num valor que ronda os 560 mil euros”, esclareceu ao POSTAL Rogério Bacalhau.
Os restantes 50% do valor total serão pagos pelo accionista Estado.
Autarquia está pronta para avançar e aguarda minuta de protocolo da Polis
Segundo o PS, que cita António Eusébio, candidato do partido à autarquia da capital de distrito, “o Governo do PS fez a sua parte. Concluiu o processo de obra e garantiu o financiamento para a nova ponte. Graças ao Governo do PS vamos ter uma nova ponte para a Praia de Faro. Esperamos agora que a Câmara de Faro aprove rapidamente a sua comparticipação, na ordem dos 20% do custo global, para que não se perca mais tempo e se possível ainda recuperar os três anos perdidos com o Governo anterior, pois a nova ponte é essencial para garantir o acesso de todos os farenses à sua ilha”.
Ao POSTAL o presidente Rogério Bacalhau esclareceu que “a autarquia tem tudo pronto para poder avançar-se com a obra” e explica em pormenor o processo: “na Assembleia-Geral (AG) da Sociedade Polis prevista para hoje o Governo solicitou o adiamento da mesma para Abril por não estarem prontos os protocolos a celebrar com as diferentes autarquias relativos às obras que se têm de realizar”.
“A Polis tinha-nos enviado uma minuta de protocolo na passada quinta-feira à qual solicitámos alterações que não estavam prontas para serem aprovadas na AG da Sociedade Polis de hoje, pelo que continuamos a aguardar que nos seja remetida a minuta de protocolo final para a obra”, diz o autarca.
“Uma vez recebida a minuta, esta apenas terá de ser aprovada em reunião de Câmara, uma vez que a autarquia tem já previstas nas Grandes Opções do Plano e no Orçamento as verbas necessárias à concretização da obra”, sublinha Rogério bacalhau, que refere que, “após esta aprovação em reunião de Câmara a obra está ainda sujeita a visto do Tribunal de Contas como decorre da lei”.
“Pela nossa parte em oito dias a questão é ultrapassada e por isso não se pode dizer que este processo alguma vez ficou em suspenso por parte da actual Câmara”, reforça Rogério Bacalhau.
Nova ponte pode ter duas faixas de rodagem após a construção
O POSTAL sabe que a ponte para a Praia de Faro não está projectada para suportar duas faixas de rodagem, mas que o projecto contempla uma largura de tabuleiro que permitirá, após a conclusão da obra, que a mesma sustente duas faixas de rodagem, uma em cada sentido, além de uma faixa pedonal e outra ciclável.
Para tanto a ponte conta com uma largura de tabuleiro de 11 metros que conseguirão albergar duas faixas de rodagem de 3,3 metros cada, num total de 6,6 metros e, ainda, uma faixa de peões e outra para velocipedes com cerca de 1,5 metros cada.
A decisão de dar à estrutura duas faixas de rodagem em vez da faixa única que consta do projecto poderá ser tomada por qualquer autarca que esteja aos comandos da Câmara de Faro, uma vez que a ponte seja entregue à autarquia pela Sociedade Polis. A obra depois de entregue passará a ser propriedade da Câmara e a esta caberá a definição do perfil das faixas disponíveis no tabuleiro.
Ao POSTAL António Eusébio diz que “a ponte pode e deve ter duas faixas de circulação automóvel permitindo assim a continuação do perfil do acesso acesso à ponte já existente e garantindo condições de fluidez no acesso à zona balnear”.
Uma posição partilhada já anteriormente com o POSTAL pelo autarca Rogério Bacalhau que pondera adoptar – caso esteja na presidência da autarquia – uma solução que permita as duas faixas de circulação para carros.