Os consumidores já podem fazer pagamentos até 50 euros com cartões ‘contactless’ sem introduzir o código PIN. A medida vai manter-se “depois da pandemia”, explicou Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal.
Em entrevista hoje à Negócios e Antena 1, o responsável confessa que a medida já estava a ser pensada. Antes, para fazer pagamentos aproximando o cartão do terminal de pagamento e sem colocar PIN o limite era de 20 euros, mas foi decidido aumentar o montante tendo em conta a evolução da pandemia covid-19 para incentivar os pagamentos sem contacto. Depois da pandemia, a situação deverá manter-se.
“Com a tecnologia ‘contactless’ [sem contacto], o cartão não sai da sua mão e não é necessário inserir o código pessoal no terminal. Até agora, este sistema permitia apenas pagamentos num valor máximo de 20 euros. A partir de 25 de março, o código pessoal deixou de ser necessário em compras ‘contactless’ com cartão até 50 euros”, informou o Banco de Portugal em comunicado.
Já os pagamentos ‘sem contacto’ com telemóvel continuam sem limite de montante, diz o Banco de Portugal, que pede que nas compras quotidianas sejam privilegiados os pagamentos ‘sem contacto’.