Zhanna Samsonova, de nacionalidade russa, era uma popular influencer vegana de 39 anos de idade que seguia uma dieta de frutas e vegetais crus e que não bebia água há mais de seis anos. Terá “morrido de fome e exaustão”.
A mulher vivia no Sudeste Asiático onde, durante os últimos cinco anos, seguiu uma dieta vegana, composta por “frutas, rebentos de sementes de girassol, batidos de fruta e sumos”.
Sob o nome de Zhanna D’Art nas redes sociais, a russa era seguida por milhares de pessoas e era bastante conhecida na comunidade vegan por promover uma dieta de alimentos crus.
De acordo com os amigos, os seus hábitos alimentares tornaram-se excessivamente restritivos nos últimos meses de vida. A mulher mal conseguia andar e não bebia água há mais de seis anos. A mulher morreu a 21 de julho e segundo a mãe a causa foi uma “infeção do tipo cólera”, exacerbada pela “exaustão do corpo devido a uma dieta vegana”.
Para a Healthline, uma dieta de alimentos crus pode ter vários benefícios para a saúde, incluindo a perda de peso, uma melhor saúde cardiovascular e um menor risco de diabetes. Há, no entanto, cuidados a ter quando se segue uma dieta assim. Se for levada a cabo de forma desiquilibrada, pode acarretar em deficiência em cálcio e vitamina D, essenciais para os ossos, baixos níveis de Vitamina B12, o que está ligado a anemias, lesões no sistema nervoso e infertilidade.
Muitos dos seguidores da mulher russa recusam-se a acreditar que as suas escolhas alimentares tenham estado na origem da sua morte. Ao invés, culpam os químicos presentes em algumas das frutas que comia em excesso.
A causa oficial da morte de Zhanna ainda não foi determinada. A família encontra-se a tentar levar o seu corpo de volta para a Rússia.
Leia também: Queixa-se de ruído da vizinha em programa de TV e agora vai ter de pagar 10.000€