O Mercado Municipal de Faro passou a disponibilizar os cacifos eletrónicos dos CTT, designados “Locky”, após a celebração de um protocolo com os Correios de Portugal.
O conceito é simples: os clientes particulares que efetuem as suas compras online podem usar estes “lockers” (cacifos), independentemente do operador de distribuição, para levantamento das suas encomendas a qualquer hora e em qualquer lugar.
Assim, deve seguir as instruções na lateral esquerda do equipamento alojado no parque de estacionamento (piso -1 do mercado) para assim ter total usufruto de um serviço que torna mais confortáveis e seguras as suas compras online.
“Trata-se de uma solução de enorme conveniência para os clientes que privilegiam a sua autonomia quando fazem as suas compras online, mas que traz também significativas vantagens a nível ambiental”, afirma em comunicado a Ambifaro, empresa municipal responsável pela gestão do Mercado Municipal de Faro.
“A distribuição final tem um efeito consolidador que diminui a dispersão de veículos de entrega em ambiente urbano. Como um só cacifo permite a entrega para vários destinatários, evita-se assim a deslocação aos variados domicílios”, acrescenta.
Desta forma, quanto mais entregas se destinarem ao cacifo do Mercado, maior será a redução das deslocações, gerando menos emissões de carbono associadas ao last mile.