Numa operação que contou com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), Marinha Portuguesa e Força Aérea e que ocorreu a 150 km a sul de Portugal, na madrugada desta sexta-feira, foi possível apreender uma lancha de alta velocidade. Essa embarcação era usada para o tráfico internacional de droga entre o norte de África e a costa Sul de Portugal.
A bordo da lancha estavam 30 jerricans de combustível e cinco indivíduos do sexo masculino, de nacionalidade espanhola e marroquina, com idades compreendidas entre os 29 e os 41 anos, que foram detidos, de acordo com as mesmas autoridades.
A Autoridade Marítima refere em comunicado que “na sequência desta missão conjunta, foram ainda identificadas e monitorizadas pela Força Aérea Portuguesa outras embarcações relacionadas com o narcotráfico, tendo sido posteriormente perseguidas por meios da Polícia Marítima e da Marinha Portuguesa”.
A embarcação apreendida e os detidos foram conduzidos para o porto de Faro “a fim de se efetuarem as diligências de investigação”.
“A Autoridade Marítima Nacional, a Marinha e a Força Aérea Portuguesa continuam a desenvolver missões de combate ao narcotráfico a sul de Portugal, tendo desde o início do ano efetuado a detenção de 61 pessoas, a apreensão de 26 embarcações de alta velocidade e 29,5 toneladas de produto estupefaciente”, referem no mesmo comunicado.
Por fim, a Autoridade Marítima Nacional adianta que foram ainda identificadas e monitorizadas pela Força Aérea Portuguesa “outras embarcações relacionadas com o narcotráfico, tendo sido posteriormente perseguidas por meios da Polícia Marítima e da Marinha Portuguesa”.