Os documentos de pagamento gerados na Segurança Social Direta passaram a ter um prazo de validade mais alargado. A medida tem como objetivo proporcionar “uma maior flexibilidade na gestão dos pagamentos, nas situações em que é o próprio a emitir o documento”. Com esta alteração, espera-se facilitar a organização e o cumprimento das obrigações fiscais.
Segundo a Pplware, e de acordo com a Segurança Social, as referências Multibanco passam a ter uma validade de cinco dias (120 horas), em vez dos três dias anteriormente previstos. A mudança visa dar aos contribuintes mais tempo para realizar o pagamento, especialmente nas situações em que a emissão do documento é feita pelo próprio. Esta flexibilidade pode ser particularmente útil para quem tem horários apertados ou compromissos inesperados.
Além disso, a Segurança Social Direta oferece agora documentos de pagamento com data limite já definida, correspondente à obrigação contributiva. Isso significa que os utilizadores podem efetuar o pagamento sem a necessidade de gerar novos documentos manualmente, tornando o processo mais simples e direto.
No entanto, para as entidades empregadoras, o prazo para o pagamento das contribuições ou quotizações continua a ser entre os dias 10 e 20 do mês seguinte àquele a que dizem respeito as remunerações. No entanto, existe uma exceção para as contribuições relativas ao mês de julho, que podem ser pagas até ao último dia de agosto, independentemente de ser um dia útil, sem acréscimos ou penalidades.
Vale ressaltar que a Segurança Social não envia SMS com referências para o pagamento de valores em dívida. Por isso, é fundamental que os cidadãos verifiquem sempre a sua situação atual, para saber se têm valores a pagar ou a devolver. A plataforma “Segurança Social Direta” e a aplicação “Segurança Social + Próxima” oferecem funcionalidades que permitem consultar esta informação facilmente.
Na área “Conta Corrente > Posição Atual” da Segurança Social Direta, os utilizadores podem verificar os valores a pagar e a devolver. Além disso, a plataforma permite consultar ou pedir os Planos Prestacionais ativos, caso o contribuinte precise de parcelar os seus pagamentos. A Segurança Social Direta é uma ferramenta essencial para a gestão das obrigações fiscais e contributivas, facilitando a vida dos cidadãos ao centralizar toda a informação num único local.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”