Quando visitamos a praia ou uma piscina natural, o nosso objetivo é geralmente relaxar, sem prestar muita atenção às propriedades da água onde nos banhamos. No entanto, existem lugares onde cada mergulho de lazer é sinónimo de fortalecimento da saúde. A água desta piscina natural em Espanha é atrativa por duas razões: pela temperatura e pelos benefícios para a saúde. Descubra este santuário aqui tão perto, com o apoio da VERSA.
É o caso da Fuente de los Baños, uma piscina natural de águas termais situada em Montanejos, no leste de Espanha. Estas águas mantêm uma temperatura constante de 25ºC ao longo de todo o ano, devido a um fenómeno natural que impede que as águas termais da Fuente de los Baños se misturem com as águas frias do rio Mijares.
O principal motivo que atrai muitas pessoas a este local, despertando inclusive o interesse da indústria cosmética e de produtores de cerveja, são as propriedades benéficas da água, que conferem à Fuente de los Baños a alcunha de “Santuário”. A água é rica em bicarbonato de sódio, sulfato de magnésio e outros minerais que ajudam no tratamento de várias patologias.
O bicarbonato de sódio é benéfico para problemas digestivos, como indigestão e azia, ajudando a neutralizar o excesso de ácido no corpo. O sulfato de magnésio possui propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, e, quando absorvido pela pele, pode aliviar dores musculares e articulares, além de melhorar a circulação sanguínea. Os minerais, como cálcio, potássio e ferro, promovem a saúde geral e podem melhorar a condição da pele, aumentando a elasticidade e ajudando em patologias como eczema, psoríase e dermatites. Estes minerais também aliviam irritações, reduzem inflamações e promovem a cicatrização da pele.
Estes benefícios podem ser usufruídos ao mergulhar nas águas que atingem até três metros de profundidade numa das reentrâncias da gruta do desfiladeiro de rocha calcária, ou ao beber a água da fonte que ainda existe. Os efeitos milagrosos desta água foram documentados pela primeira vez em 1714, num escrito de Mossen Pedro Gil y Vergara, que relata os benefícios que ele e outros habitantes de Montanejos obtiveram com a água da Fuente de los Baños.
A fama destas águas perdura até aos dias de hoje e, para uma melhor preservação e uma experiência digna no local, é necessário pagar entrada durante os meses de verão. O bilhete custa 3€ e pode ser adquirido online. A Fuente de los Baños está aberta entre as 10h e as 18h.
Leia também: Espanhóis destacam aldeia algarvia abandonada que agora tem alojamentos no meio de parque natural