Os Gabinetes do Parlamento Europeu (PE) em Portugal e na Alemanha organizam um briefing online para jornalistas, hoje, 18 de dezembro, das 9:30 às 11:00 (hora de Lisboa, mais uma hora em Bruxelas e em Berlim), sobre a futura Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
A sessão decorre em inglês, sem interpretação, e junta o vice-presidente português do Parlamento Europeu Pedro Silva Pereira, o eurodeputado Paulo Rangel e duas vice-presidentes alemãs do Parlamento Europeu, Katarina Barley e Nicola Beer.
A sessão, moderada pelo jornalista Paul Ames a partir de Lisboa, pode ser vista no estúdio virtual ou nas redes sociais do Parlamento Europeu em Portugal. Os jornalistas podem colocar questões através da plataforma Webex.
No dia 1 de janeiro de 2021, Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia por seis meses. O Vice-Presidente português do Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira (PS/S&D) e o eurodeputado Paulo Rangel (PSD/PPE), discutem as expectativas do Parlamento Europeu para a Presidência Portuguesa do Conselho da UE.
A sessão tem como oradores:
Katarina Barley (SPD, S&D): Vice-presidente do Parlamento Europeu para a Comunicação, membro da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos. Co-negociadora do Registo de Transparência da UE. No grupo político dos Socialistas e Democratas (S&D) é responsável pelo Mecanismo da UE para o Estado de direito. Foi Secretária-geral do Partido Social-Democrata da Alemanha SPD, Ministra da Família, Idosos, Mulheres e Juventude e Ministra da Justiça e Defesa do Consumidor. Esta é a sua primeira legislatura no PE.
Nicola Beer (FDP, RENEW): Vice-presidente do Parlamento Europeu para o Multilinguismo, responsável pelas Conciliações e pela Casa da História Europeia. Membro da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia e da Delegação para as Relações com Israel. Vice-Presidente do Partido Democrático Liberal FDP. Foi membro do Bundestag alemão (2017-2019) e Secretária-geral do seu partido (2013-2019). Esta é a sua primeira legislatura no PE.
Pedro Silva Pereira (PS, S&D): Vice-presidente do Parlamento Europeu com responsabilidade na área dos Orçamentos, sendo também responsável por substituir o Presidente nas questões relativas ao Banco Mundial e ao FMI e nas questões relativas à Política de Vizinhança. Membro da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários, da Comissão dos Assuntos Constitucionais, da Delegação para as Relações com o Japão e membro suplente da Comissão do Comércio Internacional.
Paulo Rangel (PSD, EPP): Membro da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos, da Comissão dos Assuntos Constitucionais, da Delegação à Comissão Parlamentar de Estabilização e Associação UE-Montenegro e membro suplente da Comissão dos Assuntos Externos. Vice-Presidente do Grupo do Partido Popular Europeu (PPE).
Logo após o briefing aos jornalistas, o Parlamento Europeu (PE) em Portugal organiza uma sessão prática para jornalistas portugueses sobre como cobrir a Presidência do Conselho da União Europeia e os recursos do Parlamento Europeu para jornalistas.
Da parte da Presidência Portuguesa do Conselho da UE (PPUE) falam Carla Grijó (Subdiretora Geral dos Assuntos Europeus – Ministério dos Negócios Estrangeiros), que fará um enquadramento geral do programa da Presidência Portuguesa da UE e Carlos Taveira (Coordenador de Comunicação e Imprensa da Estrutura de Missão PPUE), a quem cabe explicar os recursos e logística para jornalistas pela Presidência Portuguesa.
Ana Rita Moura, dos Serviços aos Media do Parlamento Europeu vai apresentar os recursos do Parlamento Europeu para jornalistas (recursos multimédia e audiovisuais, comunicados de imprensa, agenda do Parlamento Europeu).
A sessão, em português, é dedicada aos jornalistas portugueses e pode ser vista no estúdio virtual ou nas redes sociais do Parlamento Europeu em Portugal.
Os jornalistas podem colocar questões através da plataforma Webex.
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!