A Comissão Europeia concedeu mais de 380 milhões de EUR a 133 novos projetos em toda a Europa, entre os quais cinco portugueses, no âmbito do Programa LIFE para o ambiente e a ação climática. O montante atribuído representou mais de metade das necessidades totais de investimento de 574 milhões de EUR para estes projetos, sendo o restante proveniente dos governos nacionais, regionais e locais, de parcerias público-privadas, de empresas e de organizações da sociedade civil.
Os projetos LIFE contribuem para alcançar os objetivos climáticos, energéticos e ambientais do Pacto Ecológico Europeu, incluindo o objetivo da UE de alcançar a neutralidade climática até 2050 e travar e inverter a perda de biodiversidade até 2030, garantindo simultaneamente a prosperidade da Europa a longo prazo. Este investimento terá um impacto prolongado no ambiente, na economia e no bem-estar de todos os cidadãos europeus.
Dois dos projetos selecionados em Portugal contam com contributos do Algarve – o Life SOS Pygargus, para salvar a águia-caçadeira (tartaranhão) da extinção (que recebe oito milhões de euros) onde participa a associação algarvia Vida Nativa, e o RESTORESEAGRASS (1,7 milhões de euros), de conservação e recuperação em grande escala do habitat de ervas marinhas criticamente ameaçado nas areias do infralitoral atlântico e nas lagoas costeiras, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), entram na categoria de natureza e biodiversidade, à qual é atribuída um total de 216 milhões de euros.
Os restantes três projetos selecionados em Portugal integram a categoria da transição para uma energia limpa – com um financiamento total de 105 milhões de euros, como o SmarTA, de assistência técnica inteligente para as energias renováveis e a melhoria da eficiência energética (999 mil euros), o Powering Energy Hub (PEH, 664 mil euros), que promove o objetivo de promover medidas de eficiência energética para edifícios, e o Plan4Cold, que recebe 1,6 milhões de euros para ajudar os municípios com mais de 45.000 habitantes a necessário preparar planos de aquecimento e refrigeração.
Leia também: Projeto transfronteiriço quer tornar Algarve e Andaluzia em regiões “cardio-seguras”
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagra