Hoje, 27 de novembro, a partir das 10h00 (hora de Lisboa), o Parlamento Europeu organiza um webinar sobre Liberdade de Imprensa com eurodeputados portugueses membros da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos.
Os deputados Isabel Santos, Paulo Rangel e Nuno Melo vão discutir a proteção dos jornalistas, o discurso de ódio, a desinformação e o papel das plataformas, moderados por Pedro Cordeiro, jornalista do semanário Expresso.
O debate é aberto ao público e pode ser acompanhado na página do Facebook do Parlamento Europeu ou no estúdio virtual do Parlamento Europeu em Portugal.
Os jornalistas e estudantes de jornalismo / comunicação social interessados em colocar questões podem pedir o link Webex para [email protected] ou [email protected].
Esta semana, a Plenária do Parlamento Europeu debateu a liberdade de imprensa, tendo os eurodeputados alertado para tentativas de silenciar críticos e minar o pluralismo. O Parlamento Europeu manifestou a sua profunda preocupação com o estado da liberdade dos meios de comunicação social na UE e denunciou a violência e a pressão exercida sobre os jornalistas.
Tópicos abordados nesta sessão Plenária:
– Na Europa, a liberdade dos meios de comunicação social tem vindo a deteriorar-se;
– Os eurodeputados lamentam o assédio e os ataques dirigidos aos jornalistas, especialmente por parte de políticos;
– A Comissão Europeia tem de avaliar regularmente a ingerência dos governos e a transparência das estruturas de propriedade;
– Fundos da UE não serão alocados a meios de comunicação social controlados pelo governo ou para propaganda política.