A Geração pela Democracia, Ação Climática e Intervenção Social (GADIS), surge em resposta à crescente desmotivação dos jovens em relação à intervenção pública. Ao debruçar-se sobre a falta de representatividade nos órgãos de decisão e pela diminuta oferta de espaços onde jovens podem ativamente contribuir com impacto nas suas comunidades, a GADIS oferece uma plataforma, onde as novas gerações podem expressar-se, debater e agir sobre questões fundamentais para o seu futuro, focando nas temáticas da democracia, desafios sociais e a crise climática.
Esta iniciativa, com base no Algarve, acredita que a participação ativa dos jovens é essencial, para a construção de soluções sustentáveis e justas, propondo-se a fazê-lo por meio de atividades educativas, ações de sensibilização e elaboração de reivindicações direcionadas aos órgãos de decisão.
GADIS: Juntos pela ação climática
Para ajudar na mitigação das alterações climáticas, a sensibilização da comunidade é fundamental. A GADIS promove a conscientização sobre verdades e mitos relacionados com a ação climática e reivindica ações com impacto sobre as atividades prejudiciais ao ambiente e à vida civil. Estas premissas são levadas a cabo por meio de atividades que permitem a ação climática tornar-se prática e próxima do quotidiano das gerações mais jovens, consciencializar sobre as causas e consequências das alterações climáticas, e também, reivindicar ações junto de órgãos de decisão.
A importância do oceano na mitigação das alterações climáticas
A cobrir mais de 70% da superfície da Terra, os oceanos desempenham um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas através de diversos mecanismos naturais, sobretudo na regulação do clima global.
Os oceanos influenciam o clima através de correntes oceânicas que regulam as temperaturas e padrões climáticos em diferentes regiões do planeta. Estes sistemas dinâmicos transportam calor dos trópicos para as regiões polares, equilibrando as condições climáticas e promovendo uma maior estabilidade ambiental.
As zonas costeiras, como os sapais e as pradarias marinhas, presentes também na costa algarvia, são importantes na absorção e armazenamento de carbono, pois absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono (CO2 ) emitido pela atividade humana. Estes ecossistemas atuam ainda como barreiras naturais contra tempestades e erosão costeira, mitigando os impactos de eventos climáticos extremos. Além disso, à semelhança das plantas terrestres, o fitoplâncton, as algas e as plantas marinhas contribuem significativamente para a produção de oxigénio a nível mundial. No entanto, a sustentabilidade dos oceanos enfrenta diversos desafios. As mudanças climáticas impactam diretamente a acidificação, o aquecimento e o aumento do nível médio da água do mar. Além disso, a destruição de habitats, a sobrepesca e a poluição marinha, causadas por ação humana, ameaçam ainda mais o equilíbrio dos oceanos, conforme destacado na COP28.
É essencial consciencializar sobre a necessidade urgente de proteger e preservar os oceanos. Intensificar os esforços de conservação, juntamente com a implementação de tecnologias inovadoras e a colaboração global da sociedade através de associações governamentais e privadas.
A parceria GADIS e LixARTE: Arte e Sustentabilidade
Recentemente, a GADIS tornou-se parceira do projeto LixARTE, que nasceu da necessidade de sensibilizar a comunidade para a problemática das alterações climáticas através da arte. O LixARTE utiliza lixo retirado do oceano para criar obras de arte, transformando resíduos em mensagens poderosas de conscientização. Esta parceria é fundamental, pois alia a intervenção cívica e a ação climática com a criatividade artística, oferecendo uma nova perspetiva sobre a sustentabilidade e o impacto ambiental.
A GADIS, em colaboração com o LixARTE, pretende criar uma voz representativa dos jovens junto das suas comunidades e órgãos de poder. Queremos expor e disseminar soluções práticas e viáveis para os desafios climáticos. Juntos, podemos promover mudanças significativas para o benefício da nossa geração e do nosso planeta.
Leia também: LIXARTE: Dia Mundial dos Oceanos celebrado no Algarve com inauguração de 7 rotundas marinhas
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram