Esta consulta pública contribuirá para este processo, reunindo os pontos de vista e as perspetivas dos europeus sobre um conjunto de questões, nomeadamente:
1. As necessidades das zonas rurais no mundo de hoje
2. O que torna as zonas rurais atrativas
3. As oportunidades para o futuro das zonas rurais
4. A governação nas zonas rurais.
O questionário inclui um conjunto opcional de perguntas sobre a política agrícola comum e o desenvolvimento territorial. Esta consulta pública alargada abrange todas as partes interessadas, incluindo: – o público em geral (europeus das zonas rurais, urbanas e intermédias) – as administrações a nível europeu, nacional, regional e local – as organizações representativas dos parceiros sociais, sociedade civil e consumidores e as ONG que lidam especificamente com as zonas rurais – as partes interessadas do setor privado (e respetivas associações) – os setores da investigação e académico, assim como as organizações e estabelecimentos de ensino e de formação.
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!