Ao longo dos anos, o mercado de trabalho tem vindo a registar diferentes mudanças e a procura por talento especializado continua a ser uma prioridade para as organizações. O que acontece é que existem cada vez menos profissionais altamente qualificados, pelo que as empresas têm de se adaptar para conseguirem atrair e reter os melhores profissionais.
Quer isto dizer que as funções mais procuradas e também as mais bem remuneradas são aquelas que exigem profissionais com muita qualificação, uma vez que estes são fulcrais para as empresas e são difíceis de encontrar. Assim sendo, a RH Magazine avança que a profissão mais procurada e bem paga em 2025 é a de Diretor Geral.
Com um rendimento anual a variar entre os 110.000 e os 150.000 euros, o Diretor Geral é o responsável pela gestão de uma empresa e pela definição de estratégias. Não só tem de supervisionar todos os departamentos da empresa, como tem de ter uma grande capacidade de liderança e de tomada de decisão.
“A complexidade cada vez maior das operações empresariais, aliada à exigência de enfrentar desafios económicos em contínua transformação, intensifica a valorização de profissionais capacitados para assumir este papel”, salienta a RH Magazine.
Existem outras profissões igualmente bem pagas
Para além da profissão de Diretor Geral, também os CIO (Chief Information Officers) são dos mais bem pagos em Portugal. Recebem entre 70.000 e 150.000 euros anuais e são responsáveis por toda a gestão, implementação e usabilidade das tecnologias de informação.
A encerrar o pódio das profissões mais procuradas pelas empresas e mais bem pagas encontra-se o cargo de Diretor Industrial. O rendimento anual varia entre 90.000 e 140.000 euros por ano e este profissional assume um papel crucial na gestão de uma central de produção, supervisionando todas as operações, enquanto garante que todos os procedimentos são seguidos com qualidade, segurança e eficiência.
Leia também: Britânicos elegem cidade com praia a sul de Lisboa como uma das mais bonitas da Europa