A mudança não está a ser feita de uma só vez, é gradual. Por isso, ainda tem tempo para se despedir do tão famoso “leite gordo” enquanto este não deixa de estar definitivamente nas prateleiras dos supermercados. No entanto, saiba que está para chegar um substituto do “leite gordo”. A receita é a mesma, as marcas que o vendem também são as mesmas, apenas vai mudar o nome. O sucessor do “leite gordo” será o “leite inteiro”.
O país está em alvoroço com a mudança de nomes. As opiniões dividem-se e o que é certo é que a nova denominação do “leite gordo” está na ordem do dia. Na verdade, foi em 2017 que as primeiras caixas de “leite inteiro” começaram a aparecer nas prateleiras dos supermercados, mas, até agora, só em Portugal é que este termo não era utilizado.
No entanto, está tudo a mudar e gradualmente o “leite gordo” está a começar a ser substituído pelo “leite inteiro” nos supermercados portugueses. Segundo avança o Observador, a alteração é justificada por fazer mais sentido e ser mais esclarecedora quanto ao que contém este tipo de leite, que, apesar de ter a a mesma riqueza nutricional do meio gordo e do magro, traz toda a gordura que vem da vaca.
“O conteúdo é exatamente o mesmo”
Em entrevista à mesma fonte, a diretora-geral da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), Maria Cândida Marramaque garantiu que, apesar da mudança de nome, “o conteúdo é exatamente o mesmo”.
De salientar que o “leite gordo” é o menos consumido quando comparado com a procura do “leite meio-gordo” e “leite magro” e é aquele que não teve a sua gordura reduzida ou retirada durante o processo de industrialização.
É precisamente pelo facto de a gordura não ter sido retirada que o “leite gordo” também é conhecido como “leite inteiro”. Por sua vez, o “leite meio-gordo” pode ser também apelidado de “parcialmente desnatado, uma vez que parte da gordura foi retirada no processo de fabrico; e o “leite magro” também pode ser conhecido como “desnatado”, dado que toda a gordura foi eliminada.
A alteração do nome do “leite gordo” está a dividir opiniões
Quanto à alteração da denominação do “leite gordo” para “leite inteiro”, que é a que está a gerar mais controvérsia, a diretora-geral da ANIL clarifica que “esta comunicação permite esclarecer e mostrar, de uma forma melhor, as características que o leite tem. Ou seja, que é um alimento completo, que está ali inteiro”.
Leia também: Peões devem parar antes de atravessar a passadeira? O que diz o Código da Estrada