Uma criança de seis anos foi deixada sozinha na escola após uma falha no serviço de Atividades de Tempos Livres (ATL), no passado dia 20 de setembro. A criança, que anteriormente frequentava o infantário do Centro de Bem-Estar Infantil de Faro desde os seis meses de idade, entrou recentemente na escola primária, tornando-se parte de um programa que previa a recolha das crianças pela equipa do ATL.
A mãe da criança, que descreve uma “boa relação de muitos anos com a instituição”, explicou em declarações ao POSTAL que a responsabilidade do ATL era ir buscar o seu filho à escola primária após o término das aulas, juntamente com outras crianças.
Este serviço era realizado por um motorista e uma professora, sendo esta última encarregada de entrar na escola para garantir que todas as crianças estavam presentes antes de partir para o ATL.
No entanto, no dia 20 de setembro, essa recolha não correu como expectável.
A mãe da criança recebeu uma chamada de uma colaboradora do ATL às 15:49, questionando se ela tinha ido buscar o seu filho à escola primária. A carrinha do ATL não tinha levado a criança por pensar que a mãe a tinha ido buscar antes à escola.
Perante esta chamada, a mãe imediatamente contactou a escola primária, onde uma funcionária encontrou a criança a brincar sozinha num escorrega.
Após se aperceber deste facto, o ATL enviou uma viatura para a escola para recolher a criança, embora já não se encontrasse no local, pois o pai já a tinha buscado.
Mais tarde, a mãe da criança recebeu uma chamada da diretora pedagógica do centro, que admitiu a falha do ATL, tanto na recolha como na verificação da lista das crianças.
Perante a situação, a mãe expressou a sua intenção de apresentar uma queixa. No entanto, a diretora do centro alegou, segundo declarações da mãe, que ela e o pai da criança eram problemáticos e convidou-a a retirar o seu filho da instituição.
Deve agora seguir queixa para o Departamento Regional da Educação e para a Segurança Social, pois o centro trata-se de uma IPSS.
Leia também: Pais de criança britânica estão desesperados após queda e internamento no Hospital de Faro