Uma mãe foi detida após deixar a sua filha de quatro anos sozinha em casa para comemorar o aniversário com o companheiro, no município de Elche, em Espanha.
A situação veio a público quando os vizinhos alertaram as autoridades, já que a criança procurava ajuda desde o terraço, situação que já havia ocorrido anteriormente.
Ao chegarem ao local, os agentes encontraram uma menina visivelmente aflita.
“Por favor, ajudem-me, estou sozinha, tenho medo e a minha mãe não está em casa.”, exclamou a menina, enquanto as autoridades se apercebiam que o apartamento estava trancado com chave.
Incapazes de entrar no apartamento, conseguiram contactar primeiramente o parceiro da mãe, que abriu a porta com as suas chaves.
Mais tarde, a mãe da criança regressou à residência, oferecendo declarações inconsistentes e contraditórias comparativamente com as do seu parceiro.
Eventualmente, ambos acabaram por admitir ter deixado a filha sozinha em casa, trancada, enquanto saíam para celebrar o aniversário. Testemunhas locais afirmaram que esta não era a primeira vez que a criança pedia ajuda da varanda, indicando um padrão preocupante.
As autoridades tomaram medidas imediatas, detendo a mãe, de 34 anos, por abandono temporário de menor.
Dada a clara situação de vulnerabilidade da criança e a falta de garantias de segurança por parte da mãe e da família, a menina foi encaminhada para o Centro de Receção e Acolhimento de Menores de Alicante, onde será garantido o seu bem-estar e proteção.
Uma vez que nem a mãe nem outra pessoa da sua esfera familiar ofereciam “garantias” de segurança, a menina será indicada também como disponível para ser adotada por uma nova família.
Leia também: Mãe faleceu no dia em que sepultou a filha de 19 anos