A utilização de radares de velocidade é uma das maneiras mais eficazes de monitorizar a velocidade excessiva dos veículos. Para essa finalidade, existem diversos tipos de radares, incluindo aqueles que medem a velocidade instantânea e os que calculam a média de velocidade entre dois pontos ao longo da estrada. Uma das estratégias utilizadas consiste no uso de radares em cascata.
O conceito de radares de velocidade em cascata refere-se a uma estratégia de fiscalização rodoviária que envolve a instalação de vários radares de velocidade ao longo de um troo de estrada. Esses radares são posicionados em sequência, com uma certa distância entre eles.
Quando um veículo passa pelo primeiro radar, a sua velocidade é registada. Se o veículo continuar a exceder o limite de velocidade e passar pelos radares subsequentes, cada um deles também registará a velocidade do veículo. Esses radares estão sincronizados de forma a calcular o tempo que o veículo leva para percorrer a distância entre eles.
Se os cálculos mostrarem que o veículo manteve uma velocidade excessiva entre os radares, as autoridades podem usar esses dados para aplicar uma multa ao condutor por violação do limite de velocidade. Nalguns casos, pode até resultar em sanções mais rigorosas, como a suspensão da carta de condução.
Essa abordagem de radares de velocidade em cascata visa aprimorar a segurança rodoviária, uma vez que os condutores são incentivados a manter uma velocidade dentro dos limites estabelecidos, evitando acelerações perigosas e a redução do risco de acidentes. A presença de múltiplos radares ao longo do percurso pretende criar uma maior consciência da velocidade e encorajar o cumprimento das regras de trânsito.
A Direção-Geral de Trânsito (DGT) de Espanha utiliza uma variedade de métodos para controlar a velocidade dos condutores nas estradas.
Entre os equipamentos utilizados pela DGT, merece destaque o Pegasus, conhecido como o radar helicóptero, que possibilita a identificação de condutores que excedam os limites de velocidade, mesmo os que se encontram a uma grande distância.
Existem também os radares Velolaser, pequenos aparelhos móveis que podem ser posicionados em diversos pontos. Também são utilizados radares de secção e radares fixos.
Os radares de secção têm a capacidade de calcular a velocidade média de um veículo ao longo de uma determinada distância. Eles avaliam se os veículos, em média, circularam a uma velocidade superior à permitida num troço específico.
Contrariamente aos radares fixos e móveis, os radares de velocidade média não fornecem a velocidade instantânea dos veículos, mas sim determinam se eles excederam o limite permitido entre dois pontos específicos de uma rota pré-definida. Esses radares já foram instalados em Portugal desde 2021, embora o sistema ainda não esteja operacional (devendo arrancar ainda este verão).
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