A RTP e a organização das “7 Maravilhas da Cultura de Portugal” já divulgaram a lista de finalistas do concurso. A emissão foi transmitida ontem na televisão, numa tarde de festa e música em direto.
A região algarvia subiu ao pódio com a destila do medronho (Monchique); a cataplana em cobre, a Festa da Espiga e a Mãe Soberana (Loulé); as Charolas de Bordeira e a Festa da Pinha (Faro) e a Procissão de Aleluia (São Brás de Alportel).
O Algarve teve um total de 13 nomeados, sendo que depois foram selecionados os sete grandes finalistas.
De fora da competição ficou a Festa da Aldeia da Senhora do Forte e a Lenda da Aldeia da Senhora do Forte, de Lagos. Monchique viu a canção Maria Latoa, a lenda da Zorra Berradeira e as cadeiras de tesoura ficarem foram da competição transmitida pela estação pública.
A organização recebeu 504 candidaturas e o grupo de jurados elegeu os sete finalistas dos 18 distritos e das duas regiões autónomas. Ao todo, serão 140 finalistas da cultura popular, que serão depois eliminados no programa em direto, transmitido pela RTP1 e RTP Internacional, a partir do dia 6 de julho.
Deste modo, serão feitos 20 programas com as 20 finais regionais. Haverá ainda um programa de repescagem, no dia 16 de agosto, onde a população que votou decidirá quais os oito repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais.
Sabe-se ainda que estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas. A emissão será transmitida nos dias 23 e 30 de Agosto.
Já a 5 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular – SICAL, no prime-time da estação pública de televisão.
Para já, sabe-se que o formato terá apresentação de Vanessa Oliveira, José Carlos Malato e ainda Catarina Furtado.