Uma idosa de 79 anos com Alzheimer ficou até à data sem 2.246 euros de reforma porque perdeu o controlo dos seus dados pessoais numa burla. A Chave Móvel Digital permitiu abrir uma conta para desviar esse dinheiro.
A idosa perdeu o controlo dos seus dados pessoais no Portal das Finanças e na Segurança Social. A filha da mulher explicou à RTP que tudo começou em março, quando “alguém entrou no site das Finanças com as ‘passwords’ da minha mãe, fez a Chave Móvel Digital e mudou o NIB” e de seguida 1.123 euros de pensão foram parar a outra conta.
A filha reparou, através da Segurança Social Direta, que esta transferência bancária da reforma foi efetuada para um NIB desconhecido. Com efeito, ligou para a Segurança Social. Responderam-lhe para ficar descansada, que quando o dinheiro entrasse numa conta que não fosse em nome da sua mãe voltava “para trás”.
Não foi o que aconteceu, no entanto. A família acabou por investir e percebeu que a conta que recebeu o dinheiro pertencia à Moey, da Caixa de Crédito Agrícola.
A instituição bancária em questão confirmou à Antena 1 que uma conta Moey é, precisamente, aberta em exclusivo através da Chave Móvel Digital.
Titular da conta da burla teria nome português
A filha da idosa acrescentou ainda que quando os 1.123 euros entraram nessa conta foram, no mesmo dia, transferidos para uma conta Revolut, cujo titular teria um nome “perfeitamente português”.
Em junho, três meses depois, a reforma da idosa voltou a sofrer um desvio, no entanto, com um esquema diferente do primeiro. O suposto burlão conseguiu acesso após ter feito um pedido para recuperar a palavra-passe da Segurança Social por carta.
A Polícia Judiciária (PJ) já se encontra a investigar o caso. A Agência para a Modernização Administrativa anunciou que vai estudar um reforço da segurança da Chave Móvel Digital para que burlas destas não aconteçam mais.