Os veículos elétricos estão cada vez mais representados no mercado automóvel. Com isso surgiram novos desafios e diferentes tipos de roubos. Se há alguns anos o comum era ficar sem o rádio do seu carro, agora se tem um carro elétrico é provável que lhe roubem os cabos de carregamento de carros elétricos e Híbrido Recarregável Plug-in (PHEV).
A razão para os ladrões o fazerem, é simples: os cabos dos carros elétricos são mais fáceis de roubar que os cabos de alta tensão e também possuem cobre, que custa atualmente entre 7 a 10 euros o kg.
Embora os cabos dos carros elétricos não rendam tanto como os cabos elétricos, são, no entanto, mais fáceis de roubar.
Os cabos de carregamento dos veículos elétricos quando são roubados causam grandes inconvenientes aos donos dos veículos elétricos e PHEV, especialmente aos que residem em apartamentos. Os moradores de apartamentos dependem de estações de carregamento públicas e sem o cabo ficam impedidos de carregar o veículo.
Um cabo completo de carregamento de carros elétricos pode ser vendido em plataformas digitais como. o eBay por uma boa quantia.
Saiba agora algumas dicas para evitar ficar sem o seu cabo:
1- Carregue dentro da garagem. Se for possível, tenha o carro na garagem;
2- Estacione e carregue em locais visíveis. Estacione o veículo para carregar numa área iluminada e com boa visibilidade;
3- Use cadeado. Se possuí um carro elétrico é aconselhado a usar um cadeado, assim dificulta o papel dos ladrões e pode acabar por prevenir o roubo.
Leia também: GNR detém três homens que fugiram após agressão e roubo a seis jovens em Albufeira