O Município de São Brás de Alportel iniciou esta segunda-feira a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF), com a cerimónia de lançamento da primeira pedra, assinalando o arranque de um projeto essencial para a comunidade. Esta obra representa um investimento superior a 2 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A futura unidade de saúde está a ser edificada na Rua das Comunidades Portuguesas, a norte da vila, ocupando uma área de construção de 756 m². O novo espaço contará com seis gabinetes médicos, salas de enfermagem e tratamentos, áreas dedicadas à saúde materna e infantil, além de espaços administrativos e logísticos.
O edifício foi projetado para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, promovendo a sua fixação no concelho, e para proporcionar maior acessibilidade e conforto aos utentes, disponibilizando instalações modernas e estacionamento adequado.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, sublinhou a importância deste investimento para responder às crescentes necessidades da população. “Este projeto dá continuidade à estratégia municipal que prioriza a ampliação de respostas de cuidados de saúde e inclusão social aos munícipes, bem como o reforço dos serviços prestados no Centro de Saúde, que ficará com novas salas para outras finalidades e responder da melhor forma ao crescimento do nosso concelho”, destacou.
Em breve, terá início a segunda fase das intervenções no edifício do Centro de Saúde, focadas na eficiência energética, bem como a segunda fase da requalificação do jardim envolvente.
Este é um trabalho contínuo, desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal e diversas entidades, com o objetivo de criar “respostas, com efeitos reais na vida das pessoas. É esse o nosso objetivo maior, é essa a nossa missão”, afirmou Vítor Guerreiro, recordando ainda que São Brás de Alportel acolhe uma estrutura de grande relevância para a saúde no sul do país, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul. O autarca aproveitou a ocasião para reforçar a urgência da construção do novo Hospital Central do Algarve.
O presidente da Unidade Local de Saúde do Algarve, Tiago Botelho, enalteceu a qualidade dos cuidados de saúde prestados no concelho. “Ter a possibilidade de ter a população estar integrada em ficheiros de médico de família é a garantia de que profissionais são altamente diferenciados e que hoje em dia em Portugal formamos médicos com muita qualidade”, sublinhou.
Este projeto constitui uma resposta estratégica para a defesa da saúde e para a melhoria da qualidade de vida dos são-brasenses, fortalecendo a infraestrutura de equipamentos de saúde no concelho.
“Esta obra é reflexo de um executivo com visão e perspetivas de futuro”, afirmou Ulisses Brito, presidente da Assembleia Municipal e profissional de saúde.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€
A cerimónia de lançamento da primeira pedra contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, Tiago Botelho, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve I.P., José Apolinário, da vice-presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, de vereadores, do presidente da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, Ulisses Brito, do projetista António Neto Freire, da empresa Urbitraço Lda., e do empreiteiro Armando Gago, da Martins Gago & Filhos Lda., entre outras entidades civis, militares e religiosas.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€