Os Prémios Sophia Estudante estão de volta a Albufeira entre 20 e 23 de fevereiro. O evento será antecedido por diversos workshops dirigidos aos alunos do concelho, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário, com início a 17 de fevereiro. Paralelamente, a Galeria Municipal João Bailote acolhe, de 14 a 23 de fevereiro, a exposição dos cartazes desta edição, com entrada livre.
Os Prémios Sophia Estudante, que chegam agora à sua 11.ª edição, são organizados pela Academia Portuguesa de Cinema, com o apoio do Município de Albufeira, que desde 2022 recebe esta mostra e concurso. O tema central deste ano é “O trabalho de ator”.
Os workshops, sob a responsabilidade da Associação Os Filhos de Lumière, abordam o tema “O cinema por dentro” e destinam-se a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, bem como do ensino secundário. O objetivo passa por sensibilizar os participantes para a linguagem cinematográfica, através da visualização, análise e discussão de filmes. Serão ainda explorados recursos pedagógicos dos programas de cooperação europeia CinEd e Cinema, Cem Anos de Juventude (integrado no programa O Mundo à Nossa Volta). Os formadores das sessões serão Teresa Garcia e João Rodrigues.
O primeiro workshop, no dia 17 de fevereiro, será direcionado para turmas do 2.º ciclo (14:30 – 17:30). No dia 18, a sessão destina-se a alunos do 3.º ciclo (14:30 – 17:30), enquanto na manhã de 19 de fevereiro será a vez dos alunos do 1.º ciclo (10:00 – 13:00).
Durante a tarde desse mesmo dia (15:00 – 17:00), realiza-se uma sessão especial para alunos do ensino secundário, organizada em parceria com o Plano Nacional de Cinema (PNC). Nessa ocasião, será projetado o filme Aparição, de Fernando Vendrell, uma adaptação do romance de Vergílio Ferreira. O filme transporta o espectador para a cidade de Évora nos anos 50, retratando a história de um jovem professor idealista cujo destino se cruza com o de três irmãs, num ambiente repressivo e conservador.
Após a exibição do filme, os alunos do ensino secundário serão convidados a participar num debate, onde terão a oportunidade de refletir sobre os temas centrais da obra e os desafios de adaptação cinematográfica do romance de Vergílio Ferreira. O debate contará com a participação de Elsa Mendes (Plano Nacional de Cinema), Ana Isabel Soares (Universidade do Algarve) e os atores Jaime Freitas, João Cachola e Victória Guerra.
Os workshops decorrem no âmbito de uma parceria entre a Associação Os Filhos de Lumière, a Cinemateca Portuguesa e o Plano Nacional de Cinema. Os programas incluem filmes selecionados por países parceiros e são acompanhados de cadernos pedagógicos para apoio a professores e formadores. Em Portugal, foram desenvolvidos materiais pedagógicos sobre filmes como O Sangue (Pedro Costa), Uma Pedra no Bolso (Joaquim Pinto) e Aniki-Bóbó (Manoel de Oliveira), incentivando a reflexão sobre o cinema como forma de expressão artística e ferramenta de conhecimento.
Antes ou depois dos workshops, os alunos poderão ainda visitar a exposição dos cartazes dos filmes a concurso, patente na Galeria Municipal João Bailote. O cartaz vencedor deste ano, que representa a identidade gráfica do evento, foi criado por Luísa Cardoso, aluna da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS).
Leia também: Este café vendido em supermercados contém ingrediente proibido na Europa
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Sophia-Estudante-cartazes1-1024x576.png)