A companhia JAT – Janela Aberta Teatro já está a preparar a 3ª edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, que decorrerá de 6 a 9 de novembro em Faro. Para integrar a programação, foi lançada uma open call, aberta a companhias e artistas profissionais, nacionais e internacionais, que se dediquem às diversas expressões do teatro físico.
As propostas podem ser enviadas até 15 de março, sendo que o regulamento está disponível nas redes sociais e no site oficial da JAT (www.colectivojat.com). Os projetos selecionados serão anunciados até 30 de junho de 2025.
Na última edição, o festival recebeu mais de 250 candidaturas de 50 países, permitindo a seleção de espetáculos disruptivos e outros de cariz mais convencional, abrangendo uma vasta diversidade de conceitos.
“A cultura, imprescindível para a construção de qualquer sociedade, está em constante evolução. Com o propósito de celebrar esta vitalidade, o MOMI continua a querer ter um carácter inspirador e transformador. Nesta terceira edição, estamos a preparar, uma vez mais, uma programação cultural de vanguarda, que se distingue pela combinação de linguagens inovadoras no contexto artístico contemporâneo. Como um dos pilares do evento, permitir a interação e a simbiose entre as diversas artes performativas visa proporcionar um ambiente singular e propício à fruição artística. Continuamos focados em abrir novos horizontes, gerar redes de colaboração, estimular o diálogo e o intercâmbio entre artistas, entidades culturais e o público”, afirma a companhia JAT.
“É para nós uma missão e um privilégio brindar os habitantes da nossa cidade e da região com a oportunidade de apreciar o trabalho de artistas e companhias de projeção mundial, dando visibilidade e reconhecimento às suas criações, bem como colocar Faro e o Algarve numa posição de relevo no contexto cultural internacional, consolidando a sua reputação como destino cultural de excelência”, acrescenta.
O festival, com direção artística de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, terá espetáculos e atividades em vários espaços da cidade, incluindo o Teatro das Figuras, Teatro Lethes, Gimnásio Clube de Faro, IPDJ, Universidade do Algarve e Baixa de Faro. A iniciativa conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, do Município de Faro e da Região de Turismo do Algarve.
JAT – Janela Aberta Teatro é uma companhia especializada em Teatro Físico
Sediado em Faro, Portugal, o JAT – Janela Aberta Teatro é uma companhia especializada em Teatro Físico com mais de uma dezena de produções teatrais.
A companhia desenvolve um relevante projecto de Formação Teatral, com oficinas, onde se aprofundam disciplinas variadas do Teatro em geral, e do Teatro Físico em particular, formando novos actores e novos públicos, em Portugal e no estrangeiro.
Os projectos de Teatro Comunitário são também uma das áreas de intervenção artística do JAT, com o Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa, e o Teatro de Vizinhes – Faro, espaços de diálogo, criação e participação comunitária, de jogo e expressão artística, onde a comunidade é a protagonista das suas histórias.
O JAT também coopera com Agrupamentos de escolas da região, enquanto Artista Residente e membro do Conselho Consultivo e colabora com estruturas e companhias nacionais e internacionais de países como Espanha, Inglaterra, Argentina, Brasil, Hungria, Grécia, França, Itália ou Indonésia.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€