Na rádio, provavelmente já se deparou com sucessos musicais, como Luísa, Balada do Desajeitado ou, mais recentemente, Casa. Na televisão, poderá já ter assistido a entrevistas com os D.A.M.A, um grupo musical composto por Miguel Coimbra, Miguel Cristovinho e Francisco Pereira, mais conhecido como Kasha.
Ainda assim, nos últimos dias, um excerto de uma entrevista aos D.A.M.A no programa Cá Por Casa, da RTP, tornou-se ‘viral’ por Herman José ter afirmado que o grupo tinha começado em Moncarapacho, no Algarve. Mas será mesmo verdade?
“Vocês começaram em Moncarapacho”, diz Herman José
Os D.A.M.A preparam-se para celebrar 13 anos de carreira em 2025 e, se até agora, para além das suas canções, o interesse de muitos fãs era saber o que significa realmente D.A.M.A (Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo), recentemente o publico começou a questionar as origens da banda. É que nunca se falou muito sobre o assunto e o que é certo é que no programa Cá Por Casa, apresentado por Herman José, o anfitrião dirige-se ao grupo e diz: “Vocês começaram em Moncarapacho”, uma localidade algarvia.
Depois de um pequeno silêncio de hesitação, os elementos da banda referiram que não são do Algarve, mas sim de Lisboa, e o momento tornou-se viral. O que se sabe é que Herman José veio depois a revelar no programa que a informação de que a banda era oriunda de Moncarapacho encontrava-se na página da Wikipédia dedicada aos D.A.M.A.
O erro quanto à origem da banda encontra-se na Wikipédia
“D.A.M.A é um grupo musical português de pop oriundo de Moncarapacho, município de Olhão”, lê-se na Wikipédia. No entanto, a informação avançada pelos Play Prémios da Música Portuguesa é de que a banda é oriunda de Lisboa.
Revela a mesma fonte que o grupo atingiu logo a marca de platina com o seu primeiro disco, “Uma Questão de Princípio” (2014). Para além disso, este álbum esteve em primeiro lugar do Top Nacional de Vendas durante 22 semanas e dele saíram singles icónicos como Luísa, Balada do Desajeitado e Às Vezes.
Pisaram também alguns dos palcos mais reconhecidos do país, tendo mesmo esgotado salas icónicas, como a Altice Arena, Campo Pequeno, Coliseu dos Recreios e Coliseu do Porto AGEAS em nome próprio.
Leia também: Há uma ilha que muda de país duas vezes ao ano e agora é espanhola