O Município de Faro adjudicou a aquisição de um novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI) para reforçar a frota municipal de proteção civil. Este investimento, no valor de 484.800 euros, acrescido de IVA, foi adjudicado à empresa Jacinto Marques de Oliveira, Sucessores, Lda e tem um prazo de execução de 270 dias.
Destinado a atuar em espaços urbanos, tecnológicos e industriais, este novo veículo urbano será fundamental para operações de reconhecimento e socorro rápido, sobretudo em áreas de difícil acesso, como as zonas históricas da cidade de Faro e a Ilha de Faro. O VUCI estará equipado com uma bomba de serviço de incêndios e um tanque de agente extintor, garantindo uma resposta eficaz em cenários de emergência.
Este investimento faz parte do compromisso da Autarquia de Faro em “continuar a prestar um serviço de excelência na área do socorro e protecção civil, protegendo a vida, o ambiente e o património da população”.
Para além deste reforço da frota, a Câmara Municipal tem em curso um concurso para a admissão de 20 novos bombeiros e prepara a construção de um novo quartel de bombeiros.
Recentemente, a autarquia adquiriu também novos materiais técnicos para apoio ao trabalho dos bombeiros, incluindo câmaras térmicas e detetores de gases.
Estes equipamentos são um reforço essencial para aumentar a segurança e eficácia das operações, permitindo intervenções mais rápidas, seguras e precisas.
Leia também: Deixou de ser praia: este areal no Algarve já foi concorrido e hoje é desaconselhado