A Biblioteca Municipal Carlos Brito (Casa dos Condes), em Alcoutim, será o palco de um espetáculo no próximo sábado, 25 de janeiro, pelas 16:00. Afonso Dias, renomado músico, cantor, poeta e ator português, irá homenagear Jacques Brel em mais de 60 minutos de canções. A entrada para o espetáculo é gratuita.
Afonso Dias, nascido a 13 de agosto de 1949, é uma figura multifacetada das artes portuguesas, com uma longa trajetória que inclui participação na luta contra a ditadura do Estado Novo. Nos anos 60 e 70, cantou ao lado de nomes icónicos como Zeca Afonso, Francisco Fanhais e Pedro Barroso. No teatro, participou em formações conduzidas por grandes nomes como Carmen Dolores e Rogério Paulo.
Em 1974, fundou o GAC – Grupo de Acção Cultural, juntamente com José Mário Branco, Fausto e Tino Flores, produzindo e gravando vários trabalhos musicais e participando em centenas de espetáculos. A solo, gravou o álbum “O que vale a pena” em 1979, com músicas e poemas próprios e de autores como Hélia Correia.
Afonso Dias também desempenhou um papel político como deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76 e é um dos signatários da Constituição da República Portuguesa. Em 2016, foi agraciado com o título de deputado honorário pela Assembleia da República.
Com uma carreira internacional que abrange apresentações pela Europa e Brasil, Afonso Dias é reconhecido pelas suas performances temáticas dedicadas a autores e temas específicos.
O evento em Alcoutim será dedicado a Jacques Brel (1929-1978), um dos maiores nomes da música francófona. O compositor e cantor belga é lembrado pelas suas canções que capturam os sentimentos universais do amor, da amargura e da fraternidade. Entre os seus êxitos destacam-se “Ne me quitte pas”, “Quand on a que l’amour” e “Les vieux”.
Este espetáculo promete ser uma celebração da arte e emoção, com Afonso Dias a trazer ao público a magia e a profundidade da obra de Brel, num tributo carregado de paixão e autenticidade.
Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão