A empresa Águas do Algarve apresentou esta segunda-feira um Projeto de Educação Ambiental e Sensibilização Social, que abrangerá todo o Algarve, incluindo os 16 municípios da região.
“Trata-se de um projeto pedagógico com vista a sensibilizar, para as questões associadas ao uso eficiente da água, apoiado em áreas temáticas como o ciclo urbano da água, a economia circular, as alterações climáticas e a preservação do ambiente de um modo geral”, explica a Águas do Algarve.
A estratégia passa por “uma lógica de gamificação de forma a que este projeto seja ainda mais apelativo para os grupos etários entre os 6 e os 14 anos, para além de todos os outros que se destacam – a população sénior, população considerada especial através das IPSS de toda a região, e como não poderia deixar de ser, o público em geral”.
Numa primeira fase, será lançado no dia Mundial da Água – 22 de março, nas escolas o “Torneio Águas sem Fronteiras”, onde os milhares de crianças das escolas da região serão desafiados a criar uma peça publicitária com vista a encorajar o público em geral para a poupança de água.
As turmas vencedoras deste torneio serão depois convidadas para um evento numa praia algarvia, onde poderão partilhar os seus trabalhos e as suas experiências, e ainda participar nos ‘Jogos Águas sem Fronteiras’ – um conjunto de atividades criativas que incentivam a olharem de uma forma diferente para a água, bem como a incluir a sua preservação na rotina diária. O evento contará com a presença de personalidades locais e nacionais.
“Águas sem Fronteiras” irá encorajar as escolas e toda a comunidade
Ao longo de todo o ano, o “Águas sem Fronteiras” irá também encorajar as escolas e toda a comunidade para a celebração dos diferentes dias temáticas relacionados com a água – dos quais se destacam, por exemplo, o Dia Nacional do Mar ou Dia Mundial do Ambiente – através de jogos didáticos, conteúdos e ativações por toda a região.
Na segunda metade do ano, o projeto voltará a estar presente nas escolas algarvias através de um roadshow regional, que inclui teatros educativos especialmente desenvolvidos e encenados para a iniciativa, bem como atividades interativas que envolvem temas como o ciclo da água ou os ecossistemas aquáticos.
Em todas as etapas do “Águas sem Fronteiras” estarão contemplados prémios para os alunos e para as escolas fomentando assim a ligação entre estes e a missão do projeto.
O “Águas sem Fronteiras” procura assim “uma abordagem holística ao longo de todo o ano, envolvendo as escolas e toda a comunidade em torno de uma temática que se tem vindo a tornar de extrema importância para toda a região algarvia, e também para o país”.
Ao longo do ano, a Águas do Algarve terá novidades constantes sobre o projeto neste site seja para alunos, professores ou população em geral.
A apoiar todo este processo estão duas mascotes, a Clarinha e o Salpico, que irão acompanhar e dinamizar todas as ações, porque não basta parecer, é preciso ser também.
Este projeto tem já como parceiros a DGEste, a APA e a Cruz Vermelha Portuguesa, entre vários outros.