O Bankinter Portugal e a Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS) anunciaram o lançamento, pelo terceiro ano consecutivo, das Bolsas de Mérito para reconhecer o desempenho académico de estudantes de engenharia. A iniciativa, segundo as duas instituições, “reafirma o compromisso com a inclusão social, a educação e a criação de oportunidades para os jovens”.
As Bolsas de Mérito distinguem “três estudantes inscritos na Ordem dos Engenheiros – Região Sul, que frequentem licenciatura, mestrado ou mestrado integrado em universidades ou institutos politécnicos da respetiva área geográfica, estejam abrangidos por medidas de ação social no Ensino Superior e apresentem uma média igual ou superior a 15 valores, sendo selecionados os três com melhores classificações entre os que cumpram todos os critérios”.
Os prémios atribuídos são: 1.º lugar, bolsa no valor de 1.600 euros; 2.º lugar, 1.300 euros; e 3.º lugar, 1.100 euros.
Rafael Francisco, distinguido com o 1.º prémio na edição de 2024, refere que “ser reconhecido pela Bolsa de Mérito foi uma validação do esforço e do trabalho desenvolvido ao longo do meu percurso académico. Mais do que uma conquista pessoal, é um símbolo do valor que a dedicação e a resiliência podem ter. Acredito fortemente que esta bolsa é um estímulo para os estudantes acreditarem que é possível alcançar os seus objetivos”.
As inscrições são gratuitas e decorrem até 31 de dezembro de 2025, através do site da Ordem dos Engenheiros – Região Sul. Para esclarecimentos adicionais, os interessados devem contactar [email protected].
Pedro Ervilha, membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, sublinha que “através da Bolsa Bankinter – OERS, reconhecemos a excelência de alunos que se distinguem por mérito próprio e que poderão utilizar este prémio para prosseguir os seus estudos ou outros objetivos. Acreditamos no valor do talento, do conhecimento e do empenho como fatores transformadores, e reafirmamos o nosso compromisso com a inclusão e a criação de oportunidades para os jovens, tendo em vista uma sociedade mais coesa e preparada para o futuro”.
António Carias de Sousa, presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Sul, afirma que “a realização da 3.ª edição da Bolsa de Mérito confirma o êxito desta iniciativa na valorização do talento e na criação de oportunidades para os futuros engenheiros. Num contexto em que atrair e reter estudantes em Engenharia continua a ser um desafio, esta iniciativa conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Sul e do Bankinter demonstra um compromisso sólido e continuado com a igualdade de oportunidades, ao reconhecer e apoiar estudantes academicamente promissores com menos recursos, fomentando uma engenharia mais acessível, justa e pautada pela excelência”.
A cerimónia de entrega da Bolsa de Mérito Bankinter – OERS está agendada para 9 de maio de 2026, integrada nas comemorações do Dia Regional do Engenheiro – Sul, que se assinala nessa data, em Alcochete.
Leia também: Milhares ficarão sem luz: saiba quais são as localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data