A aldeia da Mealha, localizada na freguesia de Cachopo, no concelho de Tavira, vai ser palco do “Sábado Cultural” no próximo dia 19 de abril. A iniciativa contará com uma caminhada com interpretação histórica até à Anta das Pedras Altas, um monumento megalítico situado nas imediações da povoação da Mealha. Este local, implantado no topo de um monte com excelente visibilidade sobre a área circundante, integra uma câmara de planta trapezoidal alongada, constituída por doze esteios, corredor e entrada.
A organização está a cargo da Associação de Festas da Freguesia de Cachopo e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Cachopo e da Câmara Municipal de Tavira, no âmbito do programa Equinócios de apoio à cultura.
O programa do dia inclui ainda, pelas 15:00, um recital de acordeão a solo por João Frade, músico algarvio reconhecido pela sua fusão única de ritmos tradicionais e mediterrânicos com influências do jazz norte-americano.
A organização convida à visita à serra e ao pitoresco lugar da Mealha, envolvido pelo seu ribeiro, cenário que “torna o local encantador e propício a passeios e visitas durante todo o ano”.
A antiga escola da povoação foi recentemente recuperada, funcionando atualmente como abrigo de montanha, permitindo ao visitante ficar alojado e usufruir de longas estadias, participando ativamente nas atividades da comunidade local.
Entre as tradições locais destaca-se a produção artesanal de empreita, utilizada no transporte de produtos da terra, como os figos, além da produção de mel de elevada qualidade, ingrediente essencial na confeção dos tradicionais fritos, elementos imprescindíveis nas festividades familiares da região.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é o mais contaminado por agrotóxicos
