O Município de Silves anunciou que, com a aprovação do programa municipal de execução pela Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR), no passado 1 de setembro de 2025, passou a vigorar no concelho a cartografia estrutural de perigosidade de incêndio produzida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Segundo o município, esta nova cartografia tem implicações diretas no planeamento urbano e na gestão florestal, pelo que foi disponibilizada ao público na aplicação interativa do PDM de Silves, acessível a todos os cidadãos.
O Município de Silves informa em comunicado que “disponibiliza na sua aplicação de consulta interativa do PDM de Silves, acessível a todos os cidadãos, a nova cartografia de perigosidade de incêndio, permitindo, dessa forma, o livre acesso a informação atualizada e rigorosa”.
A autarquia destaca que o novo modelo de delimitação introduz alterações metodológicas e exclui expressamente os solos urbanos, os aglomerados rurais e outras categorias de solo rústico, como espaços turísticos, equipamentos e infraestruturas.
Não obstante os vários procedimentos de elaboração, alteração ou revisão de planos territoriais municipais que estão em curso, a autarquia continua “a garantir a acessibilidade de informação atualizada para todos os cidadãos interessados, em consonância com a melhor prática de gestão territorial e o princípio da administração aberta”.
Leia também: Diga adeus ao calor e prepare o casaco: meteorologistas já sabem quando chega o ‘frio de rachar’ a Portugal
















