O concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) ruma ao sul para a última semifinal da edição deste ano, marcada para 20 de novembro, na Quinta do Lago, no Algarve. Depois das etapas realizadas no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nos dias 5 e 12 de novembro, é agora a vez dos jovens talentos da restauração e hotelaria competirem na região algarvia.
Organizado pelas Edições do Gosto, o JTG é atualmente o maior concurso nacional dedicado a estudantes de hotelaria e restauração com menos de 25 anos, proporcionando um programa de visibilidade, formação e contacto com profissionais de referência para as futuras gerações da gastronomia portuguesa.

A competição integra seis categorias direcionadas a estudantes das áreas de sala/bar, cozinha/pastelaria e gestão: Cozinha Recheio, Pastelaria Dovo, Plant-Based by Bonduelle, Inovação com Arroz Bom Sucesso, Artes da Mesa ICEL, Bartender Manja e Gestão F&B by Quinta do Lago.
No Algarve serão disputadas as três últimas categorias — Artes da Mesa ICEL, Bartender Manja e Gestão F&B by Quinta do Lago — com provas marcadas para os restaurantes Bovino Steakhouse e Casa Velha.

Em simultâneo, entre as 10:30 e as 16:00, o Bovino Steakhouse recebe o Roadshow JTG, apresentado pelo bartender algarvio Wilson Pires (In’Verso, Faro). A iniciativa foi concebida como uma dinâmica de aprendizagem destinada a reforçar o conhecimento dos estudantes de hotelaria, incluindo apresentações, demonstrações de cozinha e jogos conduzidos por chefes, pasteleiros e bartenders em destaque no panorama nacional.
Entre os nomes confirmados estão Lara Figueiredo (MACAM, Lisboa), David Jesus (Seiva, Leça da Palmeira), Filipe Ramalho (Páteo Real, Alter do Chão) e André Condeço (Sublime Comporta), que vão abordar temas como “O admirável mundo dos vegetais”, “Gestão de F&B: a produção da experiência” e “A ascensão dos NoLo Cocktails”.
Final nacional marcada para dezembro no Estoril
Cada categoria foi desenvolvida para destacar diferentes vertentes da gastronomia e do serviço, promovendo a técnica, a criatividade e o conhecimento prático. Os três concorrentes mais bem classificados em cada uma delas garantem acesso à final nacional, agendada para 3 e 4 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A avaliação ficará a cargo de um painel de profissionais de renome, incluindo o chefe e presidente do júri Luís Gaspar (Brilhante, Sala de Corte e Pica-Pau), e ainda Jaime Montgomery, Matilde Machado (Penha Longa Resort), Maria Hipólito (EHT Lisboa), Rafael Ventura (EHT Lisboa), André Condeço (Sublime Comporta), Jorge Jesuíno, Debbie Tsao e José Botelho, estes últimos da Quinta do Lago.
Leia também: Reformado perde a casa após anos de depressão e abandono do jardim: vizinhos denunciaram a situação
















