O 32.º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca Desportiva de Mar decorreu em Albufeira, entre os dias 22 e 28 de março, reunindo perto de uma centena de atletas oriundos de vários países. A competição foi disputada em diversas praias do concelho, como a Falésia, Rocha Baixinha, Praia do Garrão e Praia dos Salgados, terminando com um pódio dominado por clubes espanhóis e portugueses.
A formação espanhola do Santa Lucia conquistou o primeiro lugar, com um total de 26.173 pontos, seguida do Sport Clube Escanchinas, de Portugal, que arrecadou o segundo lugar com 18.568 pontos. O terceiro lugar foi entregue à equipa espanhola El Perdigal, com 17.777 pontos. Também em destaque esteve o clube local GDR Olhos d’Água, que alcançou a quinta posição, somando 11.688 pontos.

A prova foi organizada pela Confederação Internacional de Pesca Desportiva (CIPS), pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD) e pela Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve (ARPDA), com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ).
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, afirma que “a competição correu de acordo com as expectativas”, salientando que “o balanço final é claramente positivo”. Apesar da instabilidade meteorológica, o autarca destacou que “o acolhimento desta prova foi mais um passo no sentido de expor o que de melhor Albufeira tem para oferecer, durante todo o ano”.

A competição foi acompanhada por diversas atividades paralelas, incluindo um desfile de abertura pelas ruas da cidade e uma gala de encerramento, que contribuíram para dinamizar o ambiente e atrair visitantes ao concelho.
O vice-presidente da autarquia e vereador com o pelouro do desporto, Cristiano Cabrita, realçou “o impacto positivo que a realização destas provas tem trazido para a economia local”, reforçando a importância da aposta em eventos desportivos internacionais para a promoção turística e económica de Albufeira.
Leia também: Um carro para a vida? Mecânicos apontam a marca que quase nunca dá problemas

