A procura por imóveis no Algarve cresceu 30,6% nos primeiros oito meses de 2025, face ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela RE/MAX Portugal. O aumento confirma a crescente atratividade da região “não só como destino turístico, mas também como zona de residência permanente”, sublinha a imobiliária.
De acordo com a análise, os concelhos do Barlavento algarvio concentraram 56% da procura total, enquanto o Sotavento representou os restantes 44%.
Entre os 16 municípios do Algarve, Portimão lidera como o concelho mais procurado, com 20,4% da procura total, seguido de Albufeira (18,5%) e Loulé (13,9%). O ‘top 7’ completa-se com Faro (12,3%), Silves (8,4%), Tavira (5,3%) e Olhão (5,3%). Estes sete concelhos representam 84% da procura registada no período entre janeiro e agosto.
Segundo a RE/MAX, estas diferenças no volume de procura “estão diretamente relacionadas com o nível de urbanização, a dinâmica económica e a diversidade de oferta imobiliária de cada município”. Concelhos com maior desenvolvimento urbano e económico “tendem a atrair mais compradores e investidores”, acrescenta a imobiliária.
No que respeita ao tipo de imóveis, os apartamentos continuam a liderar, representando 60% da procura total. Contudo, registou-se um crescimento expressivo na procura por terrenos, com um aumento de 74,7% face a 2024. Em contrapartida, as lojas registaram uma quebra significativa de 35,8%, enquanto as moradias perderam ligeiramente peso no total.
Para Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, “o Algarve continua a afirmar-se como uma das regiões mais atrativas do país, não só para turismo, mas também para viver e investir”.
A responsável acrescenta que “este crescimento na procura demonstra a confiança dos compradores, nacionais e internacionais, num mercado que alia qualidade de vida, estabilidade e potencial de valorização”.
Beatriz Rubio salienta ainda que a RE/MAX “tem estado comprometida em acompanhar esta dinâmica com uma oferta diversificada e um serviço de excelência”, de forma a responder à procura crescente no mercado imobiliário algarvio.
Leia também: Britânicos lançam aviso sobre quem vai viajar para Portugal (e não só): novas regras entram em vigor já em outubro