No Dia da Cidade de Faro, 7 de setembro, estreia pelas 17:00, na Alameda João de Deus em Faro, “A Lenda das Amendoeiras em Flor”, em Teatro de Marionetas, uma das mais antigas lendas algarvias, pelas mãos de Luís Manhita, integrada no evento Alameda Viva.
Baseada no texto original atribuído ao poeta islâmico Al-Mutamid, esta é uma adaptação feita pelo artista para teatro de marionetas. “Não sei se alguma vez foi feito”.
Esta lenda sempre viveu no imaginário do artista: “É uma história que me encanta desde pequeno, e que todos os algarvios ouvem contar na escola primária e fazem sempre uma pequena dramatização. E com esta história ficamos a olhar para esta árvore tão bonita de uma forma diferente. Lembra-nos aquilo que o amor é capaz de fazer. Dizem que o amor move montanhas; neste caso mudou paisagens!”.
Esta é a terceira produção do marionetista desde que se dedicou ao teatro de marionetas a solo há um ano e os temas nunca são escolhidos ao acaso. “Sou algarvio e tenho muito orgulho nisso. E tento levar o Algarve ao mundo com os meus bonecos”, refere Luís Manhita.
Na primeira produção “Joaquim: Uma História de A(Mar)” fala sobre o mar do Algarve e da Ria Formosa. Na segunda produção “Come Uma Laranja!”, uma co-produçao com as Marionetas Rui Sousa, conta uma história com mais de 500 anos (Descobrimentos Portugueses) acerca da laranja do Algarve e da sua importância no Mundo e, agora, na terceira está em destaque a produção as “Amendoeiras em Flor”.
“Com a apresentação desta história pretendo também mostrar como o Algarve se transformou ao longo dos anos: já é dificil encontrar campos cobertos de amendoeiras como diz a lenda. A princesa Gilda provavelmente voltaria a adoecer nos dias de hoje…”, afirma Luís Manhita.
O artista, pretende, desta forma, também chamar a atenção às novas gerações e a todos, sobre a necessidade de se preservar e replantar, sempre que possível, as árvores autóctones da região tendo em conta o problema hídrico da região do Algarve.
“Tenho corrido o país de norte a sul, quer em Feiras Medievais, Festivais de Marionetas, Feiras do Livro, Escolas, Bibliotecas… desde Santa Maria da Feira, Ovar, Torres Novas, Santarém, Portimão, Olhão, Tavira, Faro, Silves, Fuzeta, Moncarapacho, Alcoutim… e já estive em Espanha também em Ferrol, La Coruña. É o Algarve que levo comigo a todos estes lugares, através dos bonecos. Eles é que são os atores principais das histórias. Eu estou ali para os ajudar a contar as histórias”, destaca Luís Manhita.
Este ano, as marionetas deste artista algarvio vão passar, entre outros lugares, pelo Festival F, em Faro, pela Feira Mediterrânica de Tavira, pelo Festival de Marionetas da Lousã e por Santiago de Compostela, em Espanha.
A programação pode ser seguida aqui.
Leia também: Saiba qual é o novo prazo de validade da carta de condução