A Rua Direita, no centro de Portimão, volta a ganhar nova dinâmica no próximo domingo, dia 14 de dezembro com a realização do InDireita Street Fest, naquela que será a sexta e última edição do ano.
Segundo o Município de Portimão, música, dança, atividades artísticas e desportivas, venda de produtos locais e oferta gastronómica transformarão a artéria “numa artéria sem carros e com espírito comunitário”.

Organizado pela associação Palco das Ondas Invisíveis Studio (P.O.I.S.), o festival regressa uma vez mais para converter esta rua icónica “num verdadeiro palco a céu aberto”, onde todos são convidados a celebrar o final de 2025 “com boa energia e muita animação”.
A programação arranca com atuações do Coro da Aldeia, do músico Zé Cantigas e da fadista Katrina Cand, antes de o ambiente se intensificar com o rock de Josephine Nightingale, Green Leather e Wildchains no palco principal, garantindo “uma tarde e noite repletas de som e vibração”.
O município destaca ainda uma estreia nesta edição: a associação Dancenema apresenta-se pela primeira vez no InDireita, trazendo dois espetáculos de dança que prometem surpreender o público. A componente desportiva marcará igualmente presença com a rampa de skate dinamizada pela associação Núcleo de Skate, que promoverá “aulas gratuitas, um ‘open contest’ e muito espírito de equipa sobre rodas”.

Os mais novos poderão experimentar oficinas de pintura de azulejos, enquanto os adultos terão acesso a um novo workshop de empreita. “Jogos tradicionais, arte interativa e o divertido ‘Concurso de Aliens’”, cujo desenho vencedor ganhará vida na próxima edição, também integram o programa.
O evento contará ainda com mercados de artesanato, frutas e legumes biológicos ao longo da manhã, bem como com o comércio local aberto durante todo o dia, num ambiente ideal para passear, conviver e fazer as últimas compras do ano.

Desde 2024, o InDireita Street Fest tem vindo a afirmar-se como um projeto de cultura comunitária que transforma o coração da cidade. Uma das intervenções mais marcantes resultou do projeto “a Cidade a Cores”, desenvolvido em 2024 e que “será inaugurado nesta edição”. Alguns dos artistas envolvidos na pintura dos 11 km da Rota Acessível estarão presentes no festival para apresentar as suas obras e divulgar aquele que o município descreve como “o primeiro roteiro temático desenvolvido pela associação”.
Na última das quatro edições de 2025, o Município de Portimão afirma que o InDireita levará para a rua “o melhor da produção local, da arte e do talento”, elementos que, sublinha, “dão cor à cidade”, contribuindo para um dia memorável.
















